quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Sobre a formação de Portugal e Espanha (II)

Olá Turma,


NO post anterior descrevi a formação de Portugal, agora vamos falar da Espanha!

Observando o mapa ao lado podemos conferir o avanço do Reino de Leão e Castela em direção ao sul da Península Ibérica, o que também acontece com o Reino de Aragão.

Note também que o território de Portugal se amplia bastante e chega ao limite meridional da península.

A Espanha vai concluir seu processo de unificação dos Reinos ao expulsar, em 1492, os árabes muçulmanos do território denominado no mapa de Granada. Este é também o ano em que Colombo cruza o Atlântico, em busca de um novo caminho para as Índias e descobre um novo continente...

A ideia mais forte até aqui, é a de que as lutas dos Reinos de Portugal, de Leão e Castela, e de Navarra e Aragão, pela Reconquista da Península Ibérica, foram determinantes para a formação e unificação dos Estados Modernos de Portugal e Espanha.

Gosto de pensar que é pela negação do elemento estranho (no caso, o muçulmano), que se formam os sentimentos de nacionalidade dos portugueses e espanhóis. Como já discutimos nas aulas, o conceito de nação tem a ver com um sentimento de pertencimento do indivíduo no grupo em que está inserido.
Me parece que esta tese se fortalece quando olhamos para os mapas postados aqui. O que vocês acham?

Abraço,


Helio.

7 comentários:

Anônimo disse...

Helio, você anotou que as cruzadas estavam na página 94, mas na verdade, nesta página fala sobre A FORÇA DA IGREJA NA EUROPA CRISTÃ. Enquanto as cruzadas estão na página 96. Estudamos os dois assuntos ou apenas um dos dois?
Isabela Rabah e Chiara 7D

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá meninas!

O assunto começa na 94: "O poder da Igreja e as Cruzadas", mas vocês têm razão, é preciso estudar apenas as páginas 96 e 97, onde o tema das Cruzadas é tratado especificamente.
Obrigado pela pergunta!

Os famosos disse...

Boa noite, Hélio! Somos a Graziella e a Mariana do 11ºC, e gostariamos de fazer uma pergunta sobre a Revolução Francesa: estamos confusão em relação a diferença dos sans-coulottes, jacobinos e cordeliers, pois no livro de História Marat é considerado jacobino, e no texto que você deu ele é cordelier. Por acaso esses três grupos têm o mesmo pensamento? E se sim, por que eles têm nomes diferentes (Montanha e Jacobinos)? E onde estão os Cordeliers na Convenção Nacional?
Obrigada desde já!
Aguardamos sua resposta!

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Grazi e Mariana,

Marat fazia parte dos Cordeliers, porém do grupo mais radical entre os Cordeliers, por isso ele vai fazer parte dos Jacobinos que estão dirigindo a Revolução. Então as duas informações estão corretas! Marat é Cordelier e, sim, Marat está entre os jacobinos! As nomenclaturas fazem sentido, mas não é esta a tônica do processo revolucionário. O importante é compreender como se desenvolveu o processo da revolução, seu sentido em direção aos avanços que levaram ao fim do absolutismo e não os nomes e as datas.
Espero ter ajudado!
Abraço,
Helio.

Anônimo disse...

Muitooo bom o post! Esclareceu todas as minhas dúvidas do assunto. Agora só espero a prova... Obrigada

Anônimo disse...

Oi Helio,
gostaria de saber se a prova P2 terá um tema principal, ou se será bem variada por temas.
Obrigada Luizza 7c.

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Luizza, eu procurei distribuir as perguntas de acordo com os temas e páginas que informei na aula e escrevi na lousa. Portanto, a avaliação vai tratar de maneira equilibrada da formação dos Estados Modernos, do Renascimento e do Humanismo, da Reforma e Contrarreforma.
Espero ter ajudado.
Obrigado por aparecer por aqui!
Abraço!..!