quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Sobre a formação de Portugal e Espanha (I)


Como vimos em nossas aulas, grande parte da Península Ibérica estava, desde o século VIII, dominada pelos muçulmanos. Na península, os cristãos ocupavam as terras do norte onde se formaram os reinos de Leão, Castela, Navarra e Aragão.
Com as Cruzadas, a partir do século XI, a luta contra os mouros (nome pelo qual eram chamados os muçulmanos instalados na Península Ibéria) começou a ter resultado.
Esta luta, chamada de Reconquista, é o motor que movimenta a formação dos territórios de Portugal e Espanha. Pode-se dizer que é na luta contra os árabes muçulmanos que se fortalece um sentimento de identidade, por um lado, de portugueses e, por outro, de espanhóis.
O rei de Leão e Castela, em reconhecimento a um nobre que lutava contra os mouros, doa a ele o Condado Portucalense.Este nobre, Afonso Henriques, senhor do condado, que deveria obedecer as leis de suserania e vassalagem, revoltou-se contra seu suserano e declarou-se rei! No entanto, continuou a luta contra os mouros. Ajudado pelos soldados da Segunda Cruzada, que passava pelo litoral português, conseguiu libertar Lisboa dos muçulmanos e a cidade passou a ser a capital do Reino de Portugal.
O rei português controlou os nobres e aproximou-se dos burgueses, protegendo o comércio. Em meados do século XIII, Portugal estava completamente formado: a conquista do território terminara e o país era governado por um rei fortalecido. Nenhum monarca europeu, naquele momento, vivia uma situação igual.
Observe no mapa o processo de Reconquista: na primeira imagem os cristãos estão restritos ao norte da península; na segunda imagem, mais da metade do território foi conquistado. Já é possível localizar Portugal e as importantes cidades do Porto e de Lisboa.
Na próxima postagem, explico melhor a formação do Reino da Espanha.
Abraço!

6 comentários:

Anônimo disse...

helio, qual é mesmo a materia da prova? esqueci meu caderno.

Anônimo disse...

o que eram as cruzadas?

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Anônimo!

O conteúdo que pode fazer parte da avaliação diversificada do dia 08/09 é a seguinte:

- Crescimento da produção agrícola (pág. 89);
- Cruzadas (pág. 94)
- Crescimento comercial e urbano (pág. 91);
- Crise do século XIV (pág. 99 à 102);
- Centralização monárquica (pág. 103);
- Formação de Portugal e Espanha (pág. 104);

Qualquer dúvida estou à disposição!

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Respondendo a pergunta sobre o que eram as Cruzadas:

As Cruzadas foram expedições militarizadas, ordenadas pelo papa Urbano II, a partir de 1095, com o objetivo de reconquistar Jerusalém, cidade sagrada por abrigar o Santo Sepulcro e que estava sob domínio dos árabes muçulmanos.

Abraço,
Helio!

Anônimo disse...

Oi Hélio a Espanha se formou por causa do casamento de Fernando e Isabela isso é verdade?

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Anônimo!?

O casamento de Fernando de Aragão e Isabel de Castela uniu estes dois reinos. Porém, o processo de formação da Espanha compreende a união, também, de outros reinos cristãos como Navarra e Leão.
Além disso, como vimos em nossas aulas, é preciso entender que o nascimento da Espanha como Estado Nacional está ligado à Guerra de Reconquista - que é a luta dos reinos cristãos para expulsar os árabes da Península Ibérica. Este processo só se conclui com a tomada da cidade de Granada, em 1492.
Espero ter ajudado. Bons estudos e obrigado pela pergunta...
Abraço!..!