terça-feira, 27 de outubro de 2015

Como eu estudo?

Alunos do Ensino Médio, neste post vocês encontram um roteiro de como estudar história e, em seguida, os conteúdos específicos das provas P2 deste semestre:
- A melhor forma de estudar é exercitando habilidades importantes como ler e produzir textos:

● Leia os textos separando-os em tópicos. Não tente ler um capítulo inteiro para então decidir o que fazer com ele.
● Produza pequenos textos que signifiquem o que você acabou de ler. No começo pode parecer difícil, mas ao repetir este exercício tudo parecerá mais simples.
● Procure nos textos relações de causa e efeito, identificando as razões que foram determinantes para que os eventos acontecessem de uma forma especifica.
● Ao identificar uma causa você está pronto para escrever um texto explicativo. Isto é, você pode dizer por que algo aconteceu e como aconteceu.

- Na maioria das vezes as questões de História vão até aqui - pedem para você explicar como e por que um processo histórico ocorreu. Questões mais elaboradas podem solicitar que você relacione eventos distintos, ou ainda podem pedir que você avalie, julgue e analise as posturas e ações daqueles que fizeram a história. Nesses casos pode ser necessário:

● Organizar os fatos históricos, reconhecendo o que é mais relevante.
● A partir do que teve mais importância, é preciso escrever um texto que será uma síntese do que foi lido.
● O resultado nesses casos é uma reorganização que apresenta novas hipóteses, defesas de pontos de vista, argumentos e ideias. Este é um texto de autoria que diz muito do que o aluno aprendeu sobre os conteúdos trabalhados.

Conteúdos específicos:

- 12º ano: final da Segunda Guerra Mundial e a fundação da ONU; o Pós-Segunda Guerra no Oriente Médio (questão árabe-israelense - texto entregue em aula); o período liberal democrático do Brasil (1945-1964);

- 11º ano: transferência da corte portuguesa ao Brasil; o Congresso de Viena; período joanino e a independência; construção do Estado brasileiro (esquemas de lousa sobre o tema);

- 10º ano: os árabes e o Islã; movimento cruzadista; renascimento comercial; monarquias centralizadas da Europa; formação dos Estados Nacionais Modernos;

Bom trabalho!
Prof. Helio Moraes.

2 comentários:

Alex disse...

Boa noite, professor Hélio. Aqui quem fala é o Alexandre, da sala 7C.

Eu sempre me interessei muito com o passado, e a aula de história foi sempre um lugar de prazer para mim. Quando eu entrei na Humboldt, eu esperava a mesma coisa do que minhas outras escolas, uma aula de história basica sem informações complementares, e uma provinha no final do ano onde toda a sala se ferrava.
Eu atribuia isso, normalmente, para a falta de interesse na matéria. Na minha escola antiga (o colégio Pueri Domus), nós tinhamos três aulas de história por semana, mais do que temos na Humboldt com você, e ainda assim, eu acredito que em cada uma de suas aulas eu aprendo mais do que eu aprenderia em uma semana com outros professores. A maneira de que você explica as coisas é algo completamente diferente do que eu estou acostumado, pois você diz a matéria de uma forma genuinamente interessante, e da para perceber que você também curte a matéria.
Continuando, eu estou neste blog desde as sete da noite e ainda encontro conteúdo novo para ler e apreciar. Professor Hélio, escrevo isso como um parabéns por tudo que você tem dentro e fora deste blog. Nunca tive um professor de história como você.
Termino este comentário com um pedido: você pode postar mais conteúdo sobre os povos índios da américa central (incas,maias,etc)? Esse é o conteúdo que mais me interessa da história em geral.

Obrigado por ler,

Alexandre

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Alex,

Eu fico realmente muito contente com as impressões que você tem sobre a História e sobre o nosso curso. Lembro que as aulas só acontecem dessa forma que você acha interessante por conta da participação de vocês, os alunos! Vocês são protagonistas desse nosso encontro.
Obrigado por ler o blog e por dar sugestões. Trarei para este espaço o conteúdo sobre os povos pré-colombianos, como você solicitou.
Obrigado, também, pelas palavras de apoio e de carinho. Manifestações como a sua reforçam minha vontade de preparar boas aulas e defender a História como forma de construir uma sociedade mais consciente e justa.
Muito obrigado, bravo Alex!
Abraço!