terça-feira, 26 de outubro de 2010

COIAB



COORDENAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

A COIAB foi criada em uma reunião de líderes indígenas em abril de 1989. É a maior organização indígena do Brasil, tem 75 organizações membros dos nove Estados da Amazônia Brasileira (Amazonas, Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins); são associações locais, federações regionais, organizações de mulheres, professores e estudantes indígenas. Juntas, estas comunidades somam aproximadamente 430 mil pessoas, o que representa cerca de 60% da população indígena do Brasil.

A COIAB foi fundada para ser o instrumento de luta e de representação dos povos indígenas da Amazônia Legal Brasileira pelos seus direitos básicos (terra, saúde, educação, economia e interculturalidade). Representa cerca de 160 diferentes povos indígenas com características particulares, que ocupam aproximadamente 110 milhões de hectares no território amazônico.

Na luta pela garantia e promoção dos direitos dos povos indígenas, a COIAB tem como objetivos e fins promover a organização social, cultural, econômica e política dos povos e organizações indígenas da Amazônia Brasileira, contribuindo para o seu fortalecimento e autonomia. Também formula estratégias, busca parcerias e cooperação técnica, financeira e política com organizações indígenas, não indígenas e organismos de cooperação nacional e internacional para garantir a continuidade da luta e resistência dos povos indígenas.

Para quem quiser saber mais sobre a COIAB o endereço é:
http://www.coiab.com.br/index.php?dest=como_colaborar
Clica e vai!

4 comentários:

Alessandra 7º A disse...

Acho importante que criem organizações indígenas como essa. Hoje em dia, - e desde muito tempo, na verdade, pois desde que os portugueses e espanhóis chegaram aqui e na América Espanhola, eles foram, a partir daquele momento, maltratados, escravizados e mortos (muitas vezes não pelos portugueses ou espanhóis, mas pelas pragas que eles traziam consigo) - muitos desrespeitam os direitos dos índios, roubando suas terras, discriminando-os, violentando-os e muitas outras coisas, principalmente relacionadas à terra. Atualmente, não são todos que tem respeito pelos índios, e muitos os discriminam e os acham povos “inferiores”. Porém, é ótimo saber que algumas pessoas estão tendo mais reconhecimento por eles, já que mais organizações estão sendo feitas e os governos estão criando mais leis que os favoreçam.

Amanda Ferrari 7F disse...

"Porém, é ótimo saber que algumas pessoas estão tendo mais reconhecimento por eles, já que mais organizações estão sendo feitas e os governos estão criando mais leis que os favoreçam." (Alessandra, 7A) Concordo plenamente. Acho até muito interessante você postar isso, pelo fato de que isso pode mostrar que os indígenas podem ser preservados, ainda!

Giovanni Urso ( 7B ) disse...

Professor, achei muito legal essa reportagem, por que eu creio que os índios tem o mesmo direito que nós, não podemos julgar pela cor e nem pelos costumes e nada.Somos iguais uns com os outros só o modo de pensar que é diferente se todos se julgassem pela cultura,cor e direitos estaríamos em guerra total uns com os outros.Eu (Giovanni 7B)queria saber se podemos doar dinheiro para campanhas que ajudassem índios.

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Giovanni,

Dou boas vindas ao seu texto, pois ele é um pequeno manifesto de apoio às diferenças. Esta é uma bandeira muito boa para defender.
Sobre como colaborar com a COIAB, acesse o site: www.coiab.com.br
Participe, se informe e assim você já estará ajudando a causa dos índios.
Abraço!