sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Paranapiacaba, em Tupi, significa "local de onde se avista o mar". Então vamos olhar para ver!



Vamos sair e olhar o mundo lá fora! Vamos nos colocar em movimento e ler outras verdades.
E aqui vai uma: a lição nada mais é que uma leitura. E, se podemos olhar para ler, vamos andar para ver o que há de difrente por aí.
Vamos para a Vila de Paranapiacaba ver a história de perto. A história que remete ao século XIX, ao Brasil do Imperador Pedro II, ao Barão de Mauá, mas também aos trabalhadores da da São Paulo Railway.
Vamos para um trabalho de campo, dia 23/10, para, do nosso ponto de vista, descobrir o novo. O resultado disso pode ser um bom encontro com o outro, a ampliação do nosso repertório de conhecimento, da nossa cultura.

Não perca!

Mais informações em http://www.uggi.com.br/prog_paranapiacaba.htm

Clica e vai!

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Hélio,
Eu estava em Juquehy esse fim de samana e vi que no jornal estava passando uma reportagem sobre Paranapiacaba!
Parece ser bem legal... É bem antiga né?
Beijos, Sophia Mori 7°F

Anônimo disse...

oi hélio,
vi sua reportagem. Mal posso esperar para conhecer Paranapiacaba! Aliás é muito bom sairmos fora da classe para também aprender.
Beijos, Beatriz Braile 7ºA.

Unknown disse...

PARANAPIACABA DEVE SER MUITO LEGAL NAO POSSO ESPERAR PARA IR LA!

Camila disse...

oi Helioooo!!
Lembra de mim?? To com saudades!
Camila Allgayer 8°E

Anônimo disse...

Héeeelio, Paranapiacaba é BEM inteeressante, né?
Fiquei ENCANTADA com a impotância que aquela pequena vila teve na história do Brasil, e mais fiquei chocada pois é um lugar de tamanha importancia e que ninguem dá muito valor, muitas vezes quase ninguém conhece, eu mesmo nao conhecia antes do estudo do meio realizaqdo pelo colégio.
E mais, muuudando de assunto, eu queria saber se tem algum site, algum livros, alguma revista que voce me indique, eu "estudar" um pouco sobre a materia que estamos entrando, que é a "descoberta" do Brasil, seu incio. !

ooooobriga, doisbeijos'
Clara Cavalcante 7°E

blog da Mamá disse...

helio, amamos muito você!!!! E adoramos fazer cartazes para o seu blog.
Marcela e Giovanna, 7ºE

Curiosidades disse...

Oi Hélio,
gostei muito de ir para Paranapiacaba, até peguei você como "guia professor", a parte mais egal foi a trilha até quarta e bom feriado!!!
abraço,
Gabriel Sans 7ºano A