domingo, 1 de agosto de 2010

116 anos difíceis...

Olá turma!

Para retomar nossas atividades neste segundo semestre escolhi o tema da Guerra dos Cem Anos (que durou 116), mas teve alguns períodos de interrupção. Espero que o texto abaixo ajude a compreender o tema. Há também uma novidade por aqui: um trecho de filme que pode ser bem interessante...

No ano de 1337, teve início um conflito envolvendo a Inglaterra e a França: a Guerra dos Cem Anos, que se estendeu até 1453, e que foi a maior guerra européia medieval, tendo por efeito uma série de transformações decisivas para a afirmação do chamado mundo moderno. O crescimento do poder da monarquia francesa esteve diretamente ligado ao crescimento do comércio e das cidades. Mas persistiam ainda as velhas tradições feudais, com as antigas divisões em ducados e condados, com senhores locais poderosos controlando, por vezes, áreas mais extensas que os próprios domínios reais. A Guerra dos Cem Anos tem como um de seus motivos a disputa entre a Inglaterra e a França pela rica região de Flandres (uma parte da Bélgica atual), grande produtora de tecidos de lã. Outro motivo, não menos importante, foi a pretensão de Eduardo III, rei da Inglaterra, de ser também rei da França, pois era neto do monarca que ocupava o trono francês. Como os nobres franceses impediram-no de assumir o trono, ele ordenou aos exércitos ingleses a invasão da França. Nas duas primeiras décadas da guerra, os ingleses ocuparam boa parte do território francês. Isso fez surgir na França um forte sentimento nacional, que colaborou para unir a população francesa. O símbolo desse nascente sentimento nacional francês foi uma jovem camponesa chamada Joana D'arc. Ela convocou os franceses a se unirem ao rei Carlos VII para expulsar os ingleses. O rei, por sua vez, usou parte do dinheiro dos impostos para organizar um exército nacional permanente a serviço da monarquia.

Esta introdução é um bom ponto de partida para entender a Guerra dos Cem Anos e descobrir o que aconteceu a partir de então. Para tornar sua pesquisa ainda mais interessante, uma boa sugestão é assistir ao filme “Joana D’arc”, que conta a história desta heroína dos franceses na Guerra dos Cem Anos. Veja abaixo os dados do filme:

Título: JOANA D’ARC (Joan of Arc, França, 1999)
DIREÇÃO: Luc Besson
ELENCO: Milla Jovovich, John Malkovich, Dustin Hoffman; 124 min.

Veja agora o trailer do filme. □ Clica e vai!

24 comentários:

Anônimo disse...

Oi Hélio tudo bem? espero que sim!Gostaria de saber se Eduardo III,conseguiu ser o rei! Gostei bastante desse post! Clareou mais as ideias sobre a guerra dos cem anos! beijos
tchau
flávia 7 ano D

Anônimo disse...

Oi Hélio! Eu adorei o texto "116 anos difíceis" ,e o bom é que a forma do texto e as explicações estam nítidas eu jé entendo um pouco da matéria que iremos aprender!Adorei!!!
Maria Eduarda Senger Gioia 7º E

Anônimo disse...

a la Intereçante?
Tá meio ERRADO, né?
meu se toca
Do cavaleiro dos erros
(sempre a procura de erros de portugues)

Renata Inson - 7ºD disse...

Olá Hélio, então vi o trailer do filme "116 anos dificeis" quando vai estreiar nos cinemas, parece ser bem interessante.

Beijos !

Giulia Tartarotti 7ºD disse...

Oieee Hélioo,
Muito legal esse blog!
Mas o computador da escola naum mostra o trailler :(
Mas chegando em casa eu vejo bjs
Giulia 7ºD

Vladimir Akira disse...

Oi Helio,aqui quem fala é o Vladimir,seu aluno do 7ºD,asisti o trailer e gostei ,acho que vou me dar bem nessa matéria e principalmente na prova bimestral!!!!!!!!!!!!!!,estou nancioso pelo filme e ja estou im

Valeu,Helio

Anônimo disse...

Hélio aqui eh o Daniel 7ºF gostei da nova materia e do trailer,to indo agora pra locadora!! abraço, te vejo amanhã.

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Flávia,

Respondendo sua pergunta:

Eduardo III era rei da Inglaterra e não conseguiu ser também rei da França.

Valeu pela participação!
Abraço!

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Renata Inson,

Este filme já passou nos cinemas há muito tempo, mas estou agendando com a coordenação e vamos fazer uma sessão de cinema, no período da tarde, para ver e discutir o filme em breve.

Abraço,
Helio.

Anônimo disse...

oi eu achei o post muito legal ,parabens
Pedro Ravagnani

Anônimo disse...

olá Helio! tudo bem?
então,vi este post e achei super interessante!mas acho também que é um pouco de terror pois, a história
durou 100 anos! é muito tempo, mas espero saber sobre essa aventura de anos de guerra! espero que todos tenham o maior interesse por este trabalho sendo realizando neste curso.Bom este trailer me mostrou muita coisa que iremos aprender.Por isso quero que saiba que estou realmente interessada por esta matéria, e que não tenha outra guerra de 100 anos!he,he!! esperamos entrar nesta aventura de guerra e apresentar resultados!
um grande abraço,
Beatriz Bravo Braile do 7ºano A

Anônimo disse...

Oi Hélio. Gostei de ler esse texto sobre a guerra dos cem anos (116 anos difíceis) e gostei mais ainda de ver o trailler do filme Joana d'Arc. estou anciosa por aprender e saber mais sobre esse período da história. Quando vamos ver o filme? Estou anciosa.
Beijos.
MARCELA GIOVANA GARBI SCOCCA 7ano D

Rafael Silva disse...

Hélio ,

Gostei muito deste filme e tenho uma duvida sobre o post :

Porque Eduardo III nao virou rei da frança e da inglaterra ?
rafael 7 ° c

Anônimo disse...

Helio

Gostaria de saber se esse filme esta passando em alguma rede de cinema ou locadora,pois queria assistir porque so pelo traiiler deu para perceber que é muito interessante o filme!!!!

Ana Beatriz

Isabella Perez 7ºF disse...

Hélio,

Você poderia me explicar melhor porque EduardoIII, não virou o rei da frança??

Beijos Isabella 7ºF

Arthur Caires Alcântara 7º C disse...

Olá Hélio tenho 2 dúvidas a respeito do texto,
a primeira é ; no final da história o rei da inglaterra consegue expulsar os ingleses da sua terra?
e quem exatamente era Joana D'arc?

Giulia 7º D disse...

Viu Hélio o seu blog não tah + vazio!!
rsrsrsrsrs
Ei Hélio , nós vamos estudar a Joana d' Arc nesse ano???
Bjs

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá meninas e meninos,

Escrevo para responder algumas questões: Eduardo terceiro não se torna rei da França e como vimos em nossas aulas, esta pretenção do rei inglês é uma das causas da Guerra dos Cem Anos.
Sobre a vontade que vocês demonstram de ver o filme inteiro devo dizer que tenho boas notícias: comprei o dvd e teremos uma sessão de cinema na próxima semana!

Abraço,
Helio.

Anônimo disse...

olá Helio tudo bom?
que bom que comprou o Vídeo! estou anciosa para ve-lô.
esperamos aprender mais.
Hélio, eu tenho uma pergunta sobre outro assunto, sobre a lígua do Brsil. Nas férias visitei o museu da língua portuguesa e há uma parte sobre como foi trazida a língua para o Brasil. Vi um vídeo e tenho pesguntas:
a)o que são casais açorianos?
b)o que é romana nova?E por que nova?
espero respostas!se não entendeu converse comigo,
um beijo e um queijo,
Beatriz Braile 7ºA

Anônimo disse...

Héeeelio, aqui é a Clara do 7ºE, e queria saber, que tipo de contribuição Joana D'arc deu nessa guerra, resumindo, qual foi o papel dela? Mais uma pergunta...
Nesse intervalo da guerra por causa da peste negra, teve algum tipo de combate? Algum dos países levou vantagem por causa desse interrupção?
Esse post deixoou BEEEEEM mais claras as ideias meio que confusas na minha cabeça, agradeço a sua preocupação de ajudar aos alunos sem obrigação nenhuma (: !
Beeeeeeeeeeeeijos Clara Cavalcante - 7º E :DD

Bella disse...

oi Hélio eu achei mt legal as postagens são bem interesante

Anônimo disse...

Oi, Hélio! Tudo bem?
Enfim, fui tentar ver o vídeo mas não consigo, como que eu fasso para assistir, esperando resposta...
Bjs. Verena F. 7ºF

Anônimo disse...

Helio,
eu gostaria de saber porque a guerra dos cem anos chama assim se durou 116?
abracs
Fernanda F. Rossi 7B

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Fernanda,

Guerra dos Cem Anos é o nome habitual que se dá aos diversos conflitos armados, interrompidos por tréguas e tratados de paz, iniciados em 1337 e que terminaram no ano 1453, entre a França e a Inglaterra.

Embora tenham ocorrido crises anteriores, em geral, a data de 24 de maio de 1337 é considerada como o início da guerra.

Entre as batalhas mais importantes se destacam as de Crécy (1346), Agincourt (1415) e Patay (1429).

A guerra causou milhares de perdas humanas dos dois lados, além de uma enorme devastação dos territórios e das propriedades na França. Teve importantes conseqüências políticas e sociais para esse país: ajudou a estabelecer uma idéia de nação, acabou com todas as pretensões inglesas sobre territórios franceses e tornou possível a criação de algumas instituições de governo centralizadas que ajudaram a formação da monarquia absolutista.

Espero ter respondido sua dúvida e obrigado pela sua participação aqui no Blog.

Apareça sempre!

Abraço.