quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo na África!


Acreditem: a África do Sul ainda é muito dividida. Depois de vencida a divisão institucionalizada, que dava direitos aos brancos e limitava o acesso dos negros e "outras raças" ao trabalho, moradia, uso da terra, educação, serviços de saúde e representação política, resta ainda uma divisão que conhecemos bem aqui no Brasil - a divisão social que ainda mantém a maioria dos negros na periferia do sistema capitalista.
O que vocês não vão ouvir nos telejornais, é que Nelson Mandela se revoltou contra o sistema imposto e se tornou o primeiro comandante de um partido que adotou a luta armada como instrumento de resistência ao regime, em 1961. Ele foi preso em 1962 e condenado à prisão perpétua por alta traição.
Na foto acima, o homem sul-africano comemora a notícia da libertação de Mandela em 11 de fevereiro de 1990. Era a senha para democratizar o país nos anos seguintes.
Mandela é um ícone da luta pelos Direitos Humanos, que em determinado momento tomou medidas radicais, endureceu sua forma de luta, mas sem perder a crença num novo homem capaz de entender as diferenças sem convertê-las em desigualdades.
É por isso, que hoje podemos saudar a Copa do Mundo na África, não como uma guerra entre as seleções dos países como alguns obtusos narradores de televisão querem que a entendamos, mas como um momento de congraçamento entre diferentes povos.
A Copa do Mundo não determina quem é o melhor no futebol. Trata-se de um torneio de sete jogos para quem chega à final. Sua impotârncia é muito maior: é política, e por isso mesmo vale parar o que estamos fazendo para refletir sobre ela.


Vamos aproveitar, vamos curtir a Copa do Mundo de 2010!

7 comentários:

Unknown disse...

a copa vai começar!

Arthur Garcia disse...

Só uma observação mandela foi também um jogador de hugbbie,gostei da postagem,abraços Arthur Garcia

Ninoska Fuentealba(7E) disse...

É verdade, vamos aproveitar a Copa do Mundo 2010!
Abraços,
Ninoska 7E

Anônimo disse...

Hélio eu assisti o filme INVÍCTUS, no qual conta a história de Nelson Mandela! Ele é muito intereçante já está nas locadoras, vale muito a pena assistir!

Beijos de sua aluna Fernanda do
7ºano E

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Fernanda!

Obrigado pela dica! Vou assistir o filme e depois podemos trocar mais informações...
Arrisco dizer que este já é um ótimo começo de férias para nós dois!
Abraço,
Helio.

Anônimo disse...

foi muito bom ter uma copa na africa,para mostrarmis que o povo africano tem uma alegria muito grande.

Anônimo disse...

Hélio adorei esse post,muito bom mesmo!
Ele nos fala do Nelson Mandela que é uma pessoa muito importante para os negros da africa e mistura um pouco do futebol e da alegria daquele povo com a politica que vem se estabelecendo na africa.
Adorei o post

um abraço Hélio e até amanhã na nossa aula matinal!!!