domingo, 15 de agosto de 2010

Lutero e a Reforma

Começamos a semana tratando de um tema novo: a Reforma. Trago aqui um velho conhecido meu. É o texto da Ana Carolina Davoli, aluna do 7º ano de 2008. Por ter sido muito útil, vale aqui um repeteco!

"A grande Revolta

O monge Martinho Lutero não concordava com alguns pontos da Igreja. Ele elaborou 95 teses denunciando suas irregularidades. O movimento de reformas religiosas teve início no Sacro Império Romano Germânico. Entre os séculos XIV e XVI, o imperador costumava se proclamar “chefe de todos os cristãos”. Contudo, sua autoridade era restrita, pois os príncipes e bispos controlavam o poder local.
Lutero acreditava que poderia existir um mundo onde todos tivessem os mesmos direitos e condições; onde as pessoas pudessem participar dos cultos e fazer suas próprias leituras;
Muitos religiosos viviam no luxo e exploravam as crenças dos fiéis. Vendiam relíquias e indulgências com a promessa de diminuir o tempo de permanência das pessoas no purgatório. Lutero sabia que a Igreja podia melhorar e acreditava nela.
A Reforma Católica é um movimento de reação ao protestantismo. Ela precisava auto-reformar-se ou não sobreviveria. Para isso fizeram o Concílio de Trento, com a intenção de manter certo poder sobre os católicos."

Agora tente você arriscar umas palavras... Você diria que o texto dá conta de explicar tudo sobre a Reforma? O que há mais para dizer sobre este processo histórico? Você pode explicar, por exemplo, um dos termos ou expressões que aparecem em negrito.

Outra coisa: abaixo, segue o link de uma matéria da revista Aventuras na História. É um bom texto para quem quer saber mais sobre a Reforma.

Clica e vai!

http://historia.abril.com.br/religiao/martinho-lutero-reforma-demolidora-435562.shtml

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Hélio,
Gostei dessa frase: "Lutero acreditava que poderia existir um mundo onde todos tivessem os mesmos direitos e condições; onde as pessoas pudessem participar dos cultos e fazer suas próprias leituras" Esse é o mundo que queremos para nós. Todos precisam respeitar e serem respeitados com igualdade.

Marcela Giovana Garbi Scocca
7 ano D

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Pois é, Marcela, nossa tarefa é lutar para que as difrenças não sejam convertidas em desigualdades. Nossa tarefa é garantir que a luta por uma sociedade mais justa nunca deixe de ser feita!

Abraço,
Helio.

Anônimo disse...

Olá professor Hélio,
Como disse, Martinho Lutero escreveu 95 teses, contendo críticas à igreja católica, por suas irregularidades, como por exemplo, vendas de relíquias (objetos com grande importância) e indugências (documento que dizia que você terá o perdão de todos os seus pecados).
Então Martinho Lutero começou a reforma protestante. Para se defender, a igreja católica criou o movimento chamado contra-reforma ou reforma católoca, que formou, por exemplo, o Concílio de Trento, que consiste numa reunião geral dos representantes maxímos da igreja católica.
Por: Adriana Carpinelli Caetano e Helena Murakami. Alunas do 7° ano B