quarta-feira, 17 de junho de 2009

O NASCIMENTO DA EUROPA (Parte II)

Segue a continuação do texto de Jacques Le Goff:

A Idade Média realizou uma curiosa combinação entre a diversidade e a unidade. A diversidade é o nascimento da França e da Alemanha, a partir do século IX, da Inglaterra, no final do século XI, e também da Espanha, quando Castela e Aragão se uniram pelo casamento de Isabel de Castela e Fernando de Aragão, no final do século XV. A unidade vem da religião cristã, que se impõe por toda parte.
Houve também a difusão do ensino. As universidades eram o lugar do ensino superior e, ainda hoje, em toda parte, ainda se configuram como o lugar onde este ensino é difundido. A Idade Média foi o período no qual surgiu e foi construída a Europa. Se cada período de civilização tem um papel, uma missão, no conjunto do desenvolvimento histórico, podemos dizer que a missão da Idade Média foi a de permitir o nascimento da Europa. Não é por acaso que o termo “Europa”, pouco freqüente nos escritos da Idade Média, surge na metade do século XV, no título de um tratado do Papa Pio II. Sob esse aspecto, podemos considerar que esse momento – o século XV – é um primeiro término da Idade Média.

Convido todos a confrontarem este texto com o de Eric Hobsbawm, historiador inglês, postado neste blog em 15/10/2008. É uma outra história da Europa.

Clica e vai!

5 comentários:

Anônimo disse...

Hélio,
Se Jaques Le Goff era contra a idéia de que o fim da Idade Média ocorreu no século XV, então acho que ele quis dizer no fim do texto que o primeiro fim da idade média não era sim o fim, mas uma mudança na forma de se pensar e de se orghanizar, né?

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Pode ser, esta idéia é bem boa. Pensar que há no século XV transformações no pensar, que antes era organizado pelo clero, pela nobreza, e agora enfrenta valores do humanismo e da burguesia.
Por outro lado, acho que o autor marca que o nascimento da Europa como lugar das monarquias nacionais é por si só, um primeiro fim da Idade Média que se completa com a Revolução Industrial e a Revolução Francesa do final do século XVIII.

João Pedro disse...

Hélio,
só para constar que Olhos nos Olhos sou eu, João Pedro do 7°C. houve um engano com relação a um projeto de blog meu.....bom, sou e n vai mais acontecer.




João Pedro.

João Pedro Borges Santos, 7°C disse...

Hélio,
postei um comentário na postagem errada. por favor veja o meu comentário na primeira....acho....postagem deste ano.....Entre o Passado e o Futuro, tá?
brigado.

rodrigo disse...

E ai Helio!!
Eu pensei sobre a idade media e cheguei a uma conclusão, o que vc acha:
A idade media não foi totalmente idade das trevas, pois as dificuldades surgidas nas pessoas deram origem a novos estilos de vida como por exemplo o comercio surgido entorno dos feudos
E isso foi uma das coisas que eu refleti lendo o seu texto
CURTA A SUA VIDA FALO!!!
rodrigo 7°B