terça-feira, 16 de junho de 2009

Jacques Le Goff nos trata a todos como filhos.

A seguir, uma edição, em duas partes, do último capítulo do livro "A Idade Média explicada aos meus filhos", do medievalista que é referência central da corrente historiográfica conhecida como "Nova História":

O NASCIMENTO DA EUROPA (Parte I)

A Idade Média é, portanto, um longo período: aqueles que não acreditam que ela se prolongue até o final do século XVIII, como eu penso, com o nascimento da indústria moderna e a Revolução Francesa, admitem, no entanto, geralmente, que ela se estenda por dez séculos, do V ao XV - mil anos!
Esse longo período conservou o nome que lhe foi dado pelo Renascimento e que tinha, no começo, um sentido pejorativo: vimos que algumas pessoas, ainda hoje, consideram a Idade Média como uma época cruel ou tenebrosa, ao mesmo tempo violenta obscura e ignorante. Sabemos, atualmente, que essa imagem é falsa, mesmo que tenha existido uma Idade Média da violência: não apenas conflitos e guerras entre grupos e países, mas violências contra judeus, com o começo do anti-semitismo, e repressão contra os rebeldes aos ensinamentos da Igreja, aqueles que eram chamados de “hereges”, por meio da Inquisição. As cruzadas, evidentemente, também fazem parte do balanço negativo.
Mas a Idade Média foi também, acho até que principalmente, um grande período criativo. Podemos ver isso nos domínios da arte, das instituições, sobretudo das cidades (por exemplo, nas universidades), ou ainda no campo do pensamento – a filosofia que chamamos de “escolástica” atingiu altos patamares do saber. Também vimos até que ponto a Idade Média criou “lugares de encontro” comerciais e festivos (as feiras, as festas), que continuam a nos inspirar.

Paro hoje por aqui. Já deu para reconhecer algumas idéias vistas neste bimestre, não é?
Amanhã retomo esta escrita.
Abraço.

8 comentários:

Boéchat disse...

Minha opnião sobre oque foi escrito vem a ser sobre o tratamento que Le Goff dá a historia, um ponto de vista diferente, interessante como ele se distância das datas apresentadas pela maioria dos estudiosos.

Boéchat disse...

Parte 2

Ele não muda nenhum acontecimento ou a data do acontecimento mas sim da epoca

João Pedro disse...

Hélio,
Gostaria de saber qual é a aceitação por parte dos estudiosos com relação a essa nova idéia que Jaques le Goff apresenta. os estudiosos de hoje aceitam essa idéia ou ainda se prendem às velhas teorias?
João Pedro.

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá João,

A história é um saber passadista, quer dizer, há um respeito grande pelas periodizações consagradas. Eu diria que lá na academia, nos estudos de ponta, o Le Goff é muito bem aceito. Mas isso não quer dizer que há muita chance de, de repente, você se deparar com livros didáticos que tragam uma linha do tempo que considere a Idade Média como sendo um período que comece em 476 d.C. e termine somente em 1789, com a Revolução Francesa.
Desconfio que nem seja esta a imtenção de Le Goff. Acredito que ele queira mais uma reflexão sobre as verdades absolutas, do que instalar uma nova periodização a partir de suas ponderações.
O que eu gostei mesmo foi da sua participação. Apareça sempre!

Abraço.

João Pedro Borges Santos, 7°C disse...

Hélio,
Uma dúvida:
Dentro de um feudo também havia a delegação de postos e de terrenos,né? quero dizer....os senhorios não eram pessoas que recebiam terras do senhor feudal dentro do feudo e eram responsáveis pela coleta de impostos......então até dentro de um feudo haviam subdivisões de poder?
Isso n aumentava o abuso de poder por parte dos detentores da justiça e da coleta de impostos?

VZB97 disse...

E ai Hélio, sobre o livro eu li o seu comentário sobre a idade média!E apesar de achar a Idade Média obscura eu concordo que foi um era de invencoes como estudamos!!! Falo!

Bruna disse...

Muitas pessoas achavam que a Idade Média era uma época de ignorancia e violencia,sim mas foi um pouco por causa das cruzadas e das guerras;Mas também nessa época foi que determinou mais ou menos a cultura e o espaço territorial e o comércio.
Lógico que não foi de uma hora para outra mas sim com uma evolução.

Bruna.

Beatrice R. 7 ano A disse...

Cresci ouvindo meu pai e meu avó dizendo : ''idade média, a idade das trevas..''. Quando questionava qualquer hábito medieval ,mesmo se eu não tivesse a mínima ideia do que estivesse sendo dito, minha família me contava todos os horrrores que a idade das trevas possuia. Mas hoje as coisas mudaram, eu tenho idependencia de procurar informaçoes e refletir sobre a essencia este periodo tão mau compreendido. O trecho que destaco do post é quando Le Goff cita a violencia na idade média, mas tambem cita ela trazia e nos trouxe de bom. Difícil duvidar de que essa seja a verdade pois Le goff extende sua mente além das fronteiras do preconceito com argumentos sábios e muito bom senso de saber reconhecer os dois lados da esma moeda.