segunda-feira, 15 de junho de 2009

Entre o passado e o futuro

Daqui deste momento, começo uma nova trajetória, um ano mais velho, porém falando com outros mesmos meninos e meninas de um outro mesmo colégio, o Santa Maria de 2009.
Começo com um aforismo - e aforismo é, segundo o dicionário do Houaiss, uma máxima ou sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral; é um ditado - pois bem, como eu dizia, aí vai o tal aforismo:
"Nossa herança nos foi deixada sem nenhum testamento".
O pensamento é de um francês que viveu quatro anos na Resistência Francesa, na luta contra o nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Seu nome é René Char.
Este pensamento faz parte da introdução de um livro de Hannah Arendt, autora que um dia vocês vão conhecer melhor pela potência de sua reflexão sobre o século XX.
Aqui, trata-se apenas de uma brincadeira com o título de um de seus livros, justamente o "Entre o passado e o futuro" para significar a pausa que houve no blog e convidá-los a pensar sobre a história que nos foi deixada como herança e com poucas pistas do que fazer afinal com ela...
Vamos juntos então, nos provocar mutuamente e localizar trilhas possíveis para tornar a história mais viva em nossas vidas?!
Que aqui tenhamos bons encontros!

Abraço.

7 comentários:

Boéchat disse...

Olá
Li os comentarios dos seus alunos de 2008,achei otimo um professor(ser vivo odiado por alunos) ser tão "popular" enquanto alguns outros nos fazem querer tomar uma aspirina.

Boéchat 7 ano A

obs:(nao sei como fazer o "o" pequeno ao lado do numero)

Nathy disse...

Hélio,
Entendo tudo aquilo q vc falou para o 7º A ontem, pois realmente todas as aulas estão sendo prejudicadas por alguns....mesmo assim vc é um professor que todos amam... que joga futebol no recreio e leva bronca da Cida..que escreve um mooonte na lousa e depois apaga falando que é mentira e manda a gente arrancar a pagina...E o professor QUE TODO MUNDO AMA...sério...a gente nunca vai te esquecer...melhor professor do MUNDOOO..
Valeu por tudo...

Nathalya 7ºA

obs: pra faze o "o" pequeno do lado do número é só apertar o botãozinho do lado da barra de espaço..nele tá escrito "Alt Gr".

Eduardo Felizardo disse...

erewuiyoieyoweiywoietyierutyierywirueyirwrueytuwieortyueryiutyeoowieoruoytywuyeioietyiwryeuturiowiureytiweytoweirtuyeowruytioweytwierytuweryireywuiiywoyiuwyeotiureyortiureyuii

Gustavo Miazaki disse...

Olá Hélio! Espero que continue com este grande trabalho no blog! Você é o melhor prof do 7º ano. Todos gotam de você, não há exceção, e sim, nossas aulas realmente tão sendo prejudicadas pela atitude de alguns, e mesmo com as broncas, ainda (creio) é o prof mais querido de todos.

Gustavo 7ºA

Gustavo Miazaki disse...

*gostam xD

Bruna disse...

Oi Hélio!
Vi que este ano, a matéria de História é realmente fascinante como nos dizia o ano passado. Tenho me aprofundado na matéria com discussões feitas com a minha avó. É realmente tudo muito extraordinário! Espero que você tenha dado as aulas para os alunos atuais como dava para nós o ano passado... de um jeito engraçado, mas a mesmo tempo muito sério. Estou com saudades..
Beijos de sua aluna, Bruna Barone.

Gi Ferrari - 7°A disse...

HELIO !
você sabe que você é o professor mais engraçado e que todos amam. Tudo o que você fala é guardado na memória de muitos e na bronca - a maior que você deu pro 7°A - você tinha tooooda a razaõ porque, por causa de poucos nós perdemos a chance de ter aulas engraçadas, como as que você dava..
A HISTÓRIA QUE TODO MUNDO PENSAVA QUE ERA - CHATA, ENJOADA - FOI MUDADA POR VOCÊ !