sexta-feira, 9 de maio de 2014

Esquema de aula sobre os Maias

Para os alunos do 11º ano, segue abaixo um esqueminha que ajuda a localizar informações sobre os Maias:


Localização no tempo e no espaço

- Período Clássico na América Central (400 a 900)
- Península de Yucatán (região sul do atual México)

Características

- Origem ligada aos diversos povos que habitaram  a região desde 7000 a.C.

- Agricultores: estabeleceram grandes cidades a partir do ano 1000 antes de Cristo. Produziam milho, feijão, cacau, mamão, abacate, algodão e tabaco, além de vários tubérculos.

- Astrônomos: construíram observatórios e a pirâmide de Chichén-itzá que possui 30 metros de altura e quatro faces. Em cada uma delas há 91 degraus. Somados, eles são 364, e o último degrau representa o último dia do ano, comum a todos os lados.

- Matemáticos: criaram um número equivalente ao zero. Seu sistema de numeração de base vinte era simbolizado por pontos e barras.

- Conquistas: em 200 a.C. submeteram povos como os olmecas, zapotecas, mixtecas e teotihuacanos. Tinham mais de 200 cidades na região hoje ocupada pelo México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Sociedade

- Nas cidades viviam a família real, os governantes e os servidores do Estado como os sacerdotes e cobradores de impostos.

- Na área rural viviam os agricultores e trabalhadores braçais que vinham para a cidade para celebrar rituais religiosos.

- Desenvolveram a cerâmica, a escultura, a arquitetura (construíram templos, palácios e pirâmides gigantescas).

- Um dos principais legados é o urbanismo. Cidades tinham a praça do mercado. As habitações para os plebeus eram bem espalhadas e formavam grandes bairros ao redor da parte central da cidade. 

- Os toltecas conquistaram a região por volta do século X e houve uma fusão das duas culturas.

- Os toltecas cultuavam o deus Quetzalcoatl, uma serpente emplumada que depois seria incorporada aos cultos maias.

Religião

- Eram politeístas e a cidade é o centro político-religioso.
- A tradição e o ensino eram de responsabilidade dos líderes religiosos, que construíram escolas comunais em todos os bairros das cidades.


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