sexta-feira, 9 de maio de 2014

Esquema de aula sobre Astecas e Incas

Para os alunos do 11º ano, seguem abaixo os esquemas de aula que trazem algumas informações básicas sobre os Astecas e os Incas:

Astecas
Localização no tempo e no espaço

- Os Mexicas ou Astecas submeteram os toltecas e os maias, a partir do século XIII. Restaram ainda áreas isoladas e a península de Yucatán.

- América Central (região central e sul do atual México)

Características:

- Em homenagem ao sacerdote Tenoch construíram sua capital Tenochtitlán.

- Formaram um grande Império baseado nos pesados impostos.

Sociedade

- O rei comandava o exército e a sociedade.

- Chefes guerreiros e sacerdotes compunham a nobreza.

- A maior parte da sociedade era formada de agricultores, pequenos comerciantes e artesãos, que trabalhavam na construção de obras públicas e prestavam serviços militares.

Realizações

- Construíram pirâmides, produziram peças em ouro e prata.

- Conheciam a matemática e a astronomia.

- Criaram um calendário com mais de três metros de diâmetro esculpido na pedra: a pedra do sol, enterrado pelos espanhóis e descoberto no século XVIII, na Cidade do México.

Religião

- Politeísta

- Papel central nas relações entre o Estado e a sociedade.

- A guerra era sagrada. Por meio dela se obtinham escravos para o sacrifício humano.

- Os mortos em sacrifício ou os que morriam em combate tinham sua entrada garantida no Império do Sol, espécie de paraíso asteca.

Incas

                                                                                              Mapa de cuzco
Localização no tempo e no espaço

- A partir do século XII os incas fundaram um grande império.

- Região do Peru, Equador, Bolívia, parte do Chile e da Colômbia.

Características

- A capital Cuzco, significa o umbigo (centro) do mundo.

- O Império Inca era dividido em províncias e cada uma delas tinha uma capital.

Sociedade

- O Inca era o filho do sol e este nome identificava o soberano que reinava sobre o povo quíchua no Peru.

- A sociedade era dividida em três grupos: o do soberano e seus descendentes; o da aristocracia, de onde saíam os altos sacerdotes, militares e políticos, além de uma nobreza inferior, de onde saíam chefes regionais; e a seguir a massa da população, composta por agricultores, artesãos e, por último, os escravos, obtidos na guerra.

- A população vivia em pequenas comunidades agropastoris, formadas por conjuntos de famílias, o Ayllu, que era chefiado pelo Curaca. Este então devia obrigações diretas ao Inca.

- O Inca interferia no cotidiano das pessoas: fixava a idade de casamento, a data dos cultos religiosos, épocas das viagens e mudanças de domicílio.

Arquitetura

- A pedra foi o elemento básico das construções dos incas.

- Sem conhecer a roda, deslocavam imensos blocos de pedra de até 100 toneladas.

- Cuzco, no Vale Sagrado, era o mais importante centro administrativo e cultural do Império.

- A cidade de Cuzco foi construída na forma de um puma com uma fortaleza colossal no lugar da cabeça e a confluência de dois rios formando a cauda do animal. (mapa acima)

- Havia mais de 4000 km de estradas estreitas para a passagem de homens e lhamas.


- Construíam muros de arrimo em locais perigosos para evitar desabamentos e obras de irrigação em direção aos vales desertos. Construíram pontes elevadiças em grandes precipícios e aterros em pântanos.

Abraço!..!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Hélio,
gostaria de perguntar se devemos também estudar as páginas 337, 338 e 339 pra prova
obrigada

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Anônimo!?
Estas páginas que você enumerou tratam da exploração da mão de obra do indígena na América espanhola. Esta avaliação da semana que vem vai pedir do aluno que ele saiba caracterizar os povos pré-colombianos e não as formas de exploração propriamente ditas, como a mita e a encomienda.
Bons estudos!

Anônimo disse...

Hélio , tem alguma indicação de site de exercicios ?

Unknown disse...

Muito obg ajudou bastante