domingo, 19 de maio de 2013

Veneza de hoje!

Alunos do 11º ano,


Imagem aérea de Veneza nos dias de hoje

O historiador Jacob Burckhardt , em seu livro "A cultura do Renascimento na Itália", descreve Veneza como uma cidade inexpugnável (que não se pode vencer, tomar, conquistar pela força das armas) mesmo em uma Itália dilacerada pelos bárbaros. Ao final do século XV, a cidade de pouco mais de 190 mil habitantes, tinha cúpulas antiqüíssimas, torres inclinadas, fachadas incrustadas de mármore, onde os adornos de ouro ocupavam todos os espaços disponíveis. Negócios de todo mundo eram feitos na grande praça central e nas ruas que convergiam para ela, em lojas, armazéns sem fim e estalagens. Em seus canais repousam embarcações de frotas carregadas de vinho e óleo, descarregadas por carregadores e levadas por mercadores. Havia instituições públicas como hospitais e órgãos administrativos funcionando regularmente como em nenhum outro lugar da Europa. Mesmo o sistema de pensões era administrado para atender perfeitamente as viúvas e os órfãos – isto foi conseguido com riqueza, segurança política e conhecimento do mundo, adquiridos pelos venezianos. Tudo isso fez com que Veneza sobrevivesse até mesmo aos mais duros golpes como, por exemplo, as constantes guerras contra os turcos e a descoberta do caminho marítimo para as Índias Orientais pelos portugueses e espanhóis, o que desviou parte do comércio que por ali passava.
Os Venezianos entendiam ter entre seus objetivos gozar o poder e a vida, ampliar o legado dos antepassados e abrir constantemente novos mercados. Este estilo de vida apenas confirma a história dos Polo, desde o estabelecimento do tio de Marco Polo em Constantinopla até as viagens de Marco Polo ao reino de Kublai Khan, como vimos no nosso curso de história, no bimestre passado. E aqui fica meu desejo para que você se lembre e leve com você esta e outras histórias...
Pense Veneza como uma cidade que pode ser comparada às outras tantas que você, de alguma forma, conhece ou vai conhecer. As cidades são intrigantes e únicas. Escreva sobre elas sempre que puder e estará estudando sua história.
Abraço!

3 comentários:

Anônimo disse...

Helio, seria correto falar que o Renascimento tem influências greco-romana por causa da maior parte dos "fragmentos" da cultura greco-romana se encontrarem na Itália?

Anônimo disse...

Helio,
Nos, alunos da 11A, não entendemos muito bem o que que temos que fazer na proposta 1 e 2, sera que você pode nos explicar novamente?
Obrigada
Nadia 11A

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Nadia,

Nós trabalhamos essas propostas em duas aulas, não é mesmo? Em uma proposta de escrita é necessário comparar as cidades renascentistas com a cidade contemporânea. A outra proposta pede que se faça uma análise sobre dois expoentes do Renascimento identificando como as ideias deles contrastam com a cultura da época ou com as ideias que eram típicas da Idade Média.
Espero ter ajudado!!!
Abraço!!