terça-feira, 14 de maio de 2013

Questões sobre o Nazi-fascismo

Olá Alunos do 12º ano,

Vejam, abaixo, possibilidades de respostas para as questões passadas na aula de hoje:


1) Foi um sistema representativo, fundamentado no parlamentarismo, organizado na Alemanha após a sua derrota na Primeira Guerra Mundial. Mesmo cercado por diferentes setores, o novo governo não apresentou condições para superar a grave crise econômica que se desenvolvia no país. Com isso, observamos o crescimento do nazismo como uma opção política radical que viria a atrair rapidamente os anseios das classes médias e da burguesia industrial do país.

2)
 a) Podemos assinalar os seguintes pontos: A existência de um partido único que deve ser único, capaz de pensar e resolver as questões e dilemas da nação. O combate sistemático aos órgãos sindicais, vistos como grandes redutos de uma desordem que prejudica o desenvolvimento da economia nacional. O fortalecimento das instituições militares como pressuposto básico para o combate aos inimigos do Estado e a proteção dos interesses nacionais em relação aos países estrangeiros. Realização de uma massiva propaganda política capaz de incutir valores e símbolos que reconhecem o regime totalitário como algo benéfico e necessário.
b)

1 - No caso alemão, observamos o desenvolvimento de uma grave crise econômica relacionada às duras punições oferecidas pelo Tratado de Versalhes. Ao mesmo tempo, podemos indicar que a ineficácia da República de Weimar alimentou um forte sentimento de frustração com relação às tendências políticas liberais e de esquerda.

2 - Na Itália, vemos que esse mesmo desgaste foi enfrentado, já que o país não teve compensações territoriais proporcionais aos gastos investidos na Primeira Guerra Mundial. Nesse mesmo contexto, setores políticos de esquerda inflavam o cenário político com a realização de protestos pelas ruas e a deflagração de greves.

3)
a)Nacionalismo, patriotismo e soberania.

b) A Alemanha Nazista ou Terceiro Reich foi o nome adaptado no tempo em que vigorou o regime totalitário nazista (de 1933 a 1945) na Alemanha e no império formado pelas nações por ela conquistadas. O papel da guerra na política do III Reich foi garantir o espaço para a construção da nação alemã.

4) Fascismo é uma doutrina totalitária, antidemocrática e nacionalista criada por Mussolini. E os países nos quais ele conseguiu se impor como forma de governo foram: Alemanha, Espanha e Portugal.

Abraço!

Nenhum comentário: