segunda-feira, 25 de março de 2013

O poeta da Revolução!

Aos alunos do 12º ano,




E todo
este exército aguerrido,
vinte anos de combates,
não batido,
eu vos dôo,
proletários do planeta,
cada folha
até a última letra.


O poeta russo Vladimir Maiakovski que viveu durante a Revolução Bolchevique de 1917 na Rússia, é um dos grandes artistas de seu tempo. Com versos e composições audaciosas, escreveu poemas próprios para a declamação em reuniões públicas, colocando abaixo as tradições literárias e a cultura burguesa, sonhou fazer a nova arte futura, à altura da revolução que via acontecer.
Maiakovski e sua geração deixaram os círculos acadêmicos, os museus e os cafés e foram para as ruas, as praças e as fábricas de Moscou levar uma poesia completamente inovadora àqueles que lutavam dia-a-dia pela revolução. Maiakovski ao lado de poetas e artistas de vanguarda como A. Rodchenko seguiam a máxima “não há conteúdo revolucionário, sem forma revolucionária”, assim embora fosse recitar sua poesia para os operários e soldados bolcheviques, recusava-se aceitar as fórmulas poéticas já conhecidas, os esquemas e temas desgastados “ao gosto do público”. Para Maiakovski a revolução em curso, ou seja, um novo conteúdo que despontava no horizonte, exigia uma nova forma, novos padrões estéticos.
Da mesma maneira que buscava uma nova forma, queria que sua poesia não cantasse a vida apenas, mas que antes de tudo a transformasse. Assim, acreditava que sua poesia não seria apenas mais um estilo literário. Seria um novo modo de se fazer poesia, na medida em que seus versos deixariam de representar a vida, sendo eles mesmos um marco da nova vida.


Fonte: http://www.corodecarcaras.org/te090211a.html

 

Um comentário:

Lucas Moreira disse...

Hélio, gostaria de compartilhar parte da minha pesquisa sobre Vladimir Maiakovski. E também perguntar se posso entregar por aqui o exercício pois esqueci de imprimir.

Vladimir Maiakovski

Vladimir Maiakovski nasceu no dia 19 de julho de 1893, estudou na Geórgia e depois aperfeiçoou seus estudos em Moscou. Com apenas 15 anos de idade se uniu aos bolcheviques do Partido Social-Democrata Russo dos Trabalhadores e acabou sendo preso devido suas intensas participações nas atividades que apoiavam e incentivavam as ideias revolucionistas.
Apesar das crises de depressão devido os desentendimentos com a Associação Russa de escritores Proletários e outras autoridades soviéticas, o seu amor não correspondido por Tatiana Takovleva e o visto negado para as viagens para o exterior, Vladimir continuou entre os mais importantes literários da época. Mas Vladimir desvincula-se formalmente do Partido, pois adquiriu hábitos não compatíveis com o trabalho organizado, mas continuou a escrever poemas, principalmente depois que Stalin o nomeou como “o melhor e mais talentoso poeta de nossa época soviética”.
Vladimir Maiakovski se suicidou em 1930, logo após ter concluído o poema “A plenos pulmões” e avisar sua companheira sobre sua profunda depressão.
Porém existe uma tese do jornalista russo Bronislav Gorb afirmando que Maiakovski teria sido assassinado por um comando enviado por Stalin, mas essa tese não é muito aceita.
Lucas Moreira
12ºC
Número 15