sábado, 15 de setembro de 2012

Sala de Imprensa na Semana Pe. Moreau


A ideia das professoras de português Maria Carolina e Maria Cristina foi um sucesso: montar a Sala de Imprensa para ser operada pelos alunos do sétimo ano em tempo real, fazendo entrevistas, escrevendo os textos e revisando-os para então publicá-los durante o evento deu ares de uma verdadeira redação de jornal para um espaço que é, na verdade, a sala de aula de todos os dias!
O bolg de história dá boas-vindas ao exercício de leitura que os alunos fizeram do evento e escrita, com a orientação das professoras.

Abraço e boas matérias!

6 comentários:

Anônimo disse...

oi hélio, realmente a sala de impreensa ficou super legal!!! adorei. ah, então eu estava estudando e queria saber de qual igreja o Lutero falava (sobre as irregularidades...)

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Sr. Anônimo,

Que bom que você gostou da Sala de Imprensa. Foi uma experiência bem bacana mesmo.
Sobre as críticas de Lutero, é importante saber que elas eram endereçadas à Igreja Católica Apostólica Romana, da qual ele próprio fazia parte.
Obrigado por aparecer e pena que você não se identificou!

Abraço!

Júlia - 7ºF disse...

Oi Hélio! Eu também adorei a sala de imprensa, ficou bem legal o vídeo que nós produzimos, as fotos ficaram demais! Além das reportagens que foi incrível ser um jornalista por um dia! Então, eu queria perguntar como que ocorreu a Reforma Anglicana, pois eu comecei a estudar e ficou com um pouco de dúvida! Obrigada! Beijos!

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Júlia,

Com relação à Reforma Anglicana, posso te dizer que ela acontece na Inglaterra por iniciativa do rei Henrique VIII, que queria anular seu casamento com Catarina de Aragão para casar-se novamente. Como o papa não aceita anular o casamento, o rei rompe com a Igreja de Roma e casa-se com Ana Bolena.
Tudo isso e ainda mais informações estão na página 156 do livro didático.
Que bom que você curtiu a Sala de Imprensa. Todos nós ficamos realmente satisfeitos com o que vivenciamos e com os resultados obtidos!
Abraço!

Anônimo disse...

Hélio,
Eu tenho uma dúvida sobre as questões que você passou no caderno. O que o monge fez para chamar a atenção de Roma?
Obrigada
Karina 7° E

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Karina,

Acredito que o monge ao qual você está se referindo seja Martinho Lutero, certo? Ele escreveu 95 teses questionando as ações da Igreja Católica, sediada em Roma, e as pregou na porta da igreja do castelo de Wittemberg, na Alemanha, em 1517. Este é considerado o início da Reforma Protestante.
Abraço!