quarta-feira, 7 de março de 2012

8 de março - Dia Internacional da Mulher - Dia da luta pela igualdade!




O Dia Internacional da Mulher está ligado às lutas pela melhoria das condições de trabalho em todo o mundo. Solidárias, as mulheres reivindicaram direitos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A origem histórica do Dia Internacional da Mulher, no entanto, vem sendo distorcida no Brasil. O 8 de março é associado a um incêndio que teria acontecido em 1857 em Nova York e provocado a morte de 129 trabalhadoras da indústria têxtil. De acordo com essa versão, elas teriam sido queimadas vivas como punição por um protesto por melhores condições de trabalho.

Entretanto, o protesto só ocorreu 51 anos depois, em 1908, e sem chamas. Já o incêndio aconteceu em 1911, de forma bem diferente da narrada pelos meios de comunicação. O fogo teve início não no dia 8, mas em 25 de março. Como destaca a socióloga Eva Blay, a combinação entre instalações elétricas precárias e produtos têxteis inflamáveis foi a causa do incêndio na Fábrica Triangle Shirtwaist, em Nova York.

A porta de saída da empresa estava fechada ostensivamente para evitar que as operárias roubassem materiais ou fizessem pausas. Na ocasião, morreram 146 pessoas – 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus. No prédio onde aconteceu a tragédia funcionam hoje as Faculdades de Biologia e Química da Universidade de Nova York. Uma placa fixada na fachada destaca que o edifício possui significado nacional para os Estados Unidos. No dia 5 de abril, apesar da chuva, houve um grande funeral coletivo que se transformou em demonstração trabalhadora, com cerca de 100 mil pessoas.
Para saber mais acesse o site do Observatório da Imprensa:
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/cobertura_fatos_e_controversias
Outro link interessante é o que trata da questão da violência de gênero (contra a mulher), do Instituto Maria da Penha. Saiba mais sobre a origem da lei que proteje as mulheres contra doméstica e a condecoreção recebida pelo Instituto na Espanha:
Ou ainda, conheça a história da Irmã Dorothy Stang através do site do Comitê Dorothy, que monitora os acontecimentos relativos ao assassinato da missionária estadunidense que defendia uma causa muito importante para o Brasil:
Clica e vai!
Abraço e o respeito às mulheres e suas lutas...

20 comentários:

Anônimo disse...

Helio como as mulheres planejaram essa revolta? Ainda existe preconceito com a mulher? Frederico de Souza Couto 7C

Anônimo disse...

Oi Helio eu sou a Camila do 7°c e gostaria de falar que achei intereçante o texto.

Isabella 7ano C disse...

Adorei esta postagem,acho realmente que nos mulheres temos que lutar pelos nossos direitos

Anônimo disse...

Helio, como as mulheres planejaram faser esta revolta, e porque foram queimadas vivas, por favor responda

Camila Barros 7°c

Anônimo disse...

Helio, achei muito interessante a postagem do Dia Internacional da Mulher! Eu acho que nós mulheres temos todo o direito de nos expressar... Hoje em dia nós mulheres estamos conquistando o mundo, pois "poucas" mulheres não trabalham mais como dona de casa, agora trabalham como: policial, delegada, professora, diretora escolar, juíza, etc. Abraços, Thayssa I.F. da Silva-7ºC

Anônimo disse...

bom dia Helio,
gostei muito do seu post!!!
voce é muito caprichoso na elaboraçao de textos.
gabriela gonçalves
7ano c

Anônimo disse...

Eu achei o texto interessante porque desmente a ideia de que o incêndio e o protesto das mulheres aconteceram na mesma época.
Letícia Manso - 7 ano F

Júlia disse...

Achei super interessante esse texto porque acho que todas as mulheres devem ter os mesmos direitos dos homens. E achei legal de que as mulheres reivindicaram direitos para a construção de uma sociedade mais justa.

Júlia Tavora 7ºF

Anônimo disse...

OLÁ HELIO,
NO TEXTO VOCÊ FALA QUE FECHARAM AS PORTAS DO PRÉDIO AONDE ACONTECEU O INCÊNDIO OSTENCIVAMENTE PARA QUE ELAS NÂO PODESSEM SAIR OU TER ALGUM INTERVALO , O QUE ISSO SIGNIFICA?
BJOS BIA 7A

Mariana Bento Ribeiro 7°A disse...

Olá Hélio,
Gostaria de saber como as mulheres organizaram essa revolta e também gostaria de falar que achei o texto interessante e acho que as mulheres tem que lutar pelos seus direitos mesmo.
Obrigada pela atenção.
Beijos Mariana Bento Ribeiro 7°A

Anônimo disse...

Hélio, as mulheres planejaram essa revolta sozinhas ou houve a ajuda de alguem?
Hoje em dia ainda há revoltas contra a discriminação?

Hariany Branco 7 º ano A

Lara disse...

Oi Hélio,sou a Lara Binato do 7°F.

Achei muito interessante o seu texto.
Tudo o que você escreveu lá estava totalmente correto,gostei muito do seu jeito de pensar!Se todos olhassem assim para as coisas,o mundo não estaria do jeito que está hoje!!Que todos reflitam com este texto !

Abraços Lara

Anônimo disse...

Oi Hélio... Adorei o texto, pois nós mulheres devemos sim, ter nossos direitos sobre a sociedade, não só brasileira e sim mundial. Acho também, que nós devíamos encorajar todas as mulheres a lutar contra qualquer tipo de violência sobre nós.
Abraços.

Anônimo disse...

Adorei o texto, achei muito interessante!!!

Maria Gabriella N.S. Amorim
7°anoF

Anônimo disse...

Parabéns para nós, mulheres que mudamos o mundo. Antes eramos só DONAS DE CASA, olha agora... PRESIDENTES, POLICIAIS, ENTRE OUTROS CARGOS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA EXERCIDOS PELAS MULHERES. Lutamos e conseguimos vencer!!!

Anônimo disse...

Obrigada pfessor adorei o post
bjs

Anônimo disse...

essas pessoas falam que o post esta bom só porque eles são seus alunos e querem ganhar positivo mas na verdade eles acham esse post horrível,aposta quanto Helio(vc sabia que hélio é um gás nobre?)

Anônimo disse...

essas pessoas falam que o post esta bom só porque eles são seus alunos e querem ganhar positivo mas na verdade eles acham esse post horrível,aposta quanto Helio(vc sabia que hélio é um gás nobre?)

algum aluno do 7A

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Anônimo,

Os meus alunos sabem que a participação no blog não é revertida em pontos positivos ou negativos. Este é um espaço de conversa que não é obrigatório. Aqui podemos aprofundar um pouco o que vimos em sala de aula. E não há problema se você entende que o que escrevo não é bom o bastante. É assim mesmo, tentamos escrever mais para escrever melhor! Sempre que você quiser pode criticar o blog. Agora me diga: porque as pessoas achariam o post horrível? Será que esta não é a sua opinião?
Outra coisa: muitas vezes é necessário ao aprendizado um tanto de labor (trabalho), um certo esforço que pode não ser prazeroso, pode até mesmo ser chato. Mas acradite, companheiro, é desse labor, dessa dedicação que pode nascer o conhecimento, o êxito e o crescimento intelectual. Este é o nosso desafio!
Se você quiser que eu esclareça alguma coisa é só perguntar, ok!?

Abraço e obrigado por escrever.
Helio.

Anônimo disse...

ola helio sou um anonimo,vc posta sobre games?