segunda-feira, 5 de março de 2012

Aliança de Carlos Magno com a Igreja


Ruas de Aachen com a Catedral ao fundo

Aachen é uma cidade alemã de 260 mil habitantes e localizada a 90 km de Colônia. Fundada pelos romanos nos séculos I e II, ela era famosa por suas fontes de água quente.
O povoado desenvolveu-se no século VIII, quando Carlos Magno escolheu Aachen para morar. Ele mandou erguer um complexo que incluía um palácio, uma capela e um pátio enclausurado.
Com a coroação de Carlos Magno como imperador em 800, Aachen tornou-se capital do Sacro Império Romano Germânico.
Entre os séculos 10 e 14, todos os reis germânicos foram coroados na capela do palácio, a Capela Palatina.


 Capela Palatina

O palácio original de Carlos Magno não existe mais, pois foi destruído pelos Normandos, em 881. A única parte que restou foi a Capela Palatina. Inspirada na Igreja de São Vital, em Ravena, na Itália.

Segundo o historiador Hilário Franco Júnior, professor da Universidade de São Paulo, devemos ao Renascimento Carolíngio um fato fundamental para a cultura medieval:
"O estabelecimento de um texto bíblico único. Até então, circulavam versões incompletas da Bíblia, com traduções discordantes e um ordenamento dos livros muito variável. A tarefa uniformizadora foi empreendida pelo maior nome da época, o inglês Alcuíno (735-804). Ele baseou-se para tanto na versão latina feita por São Jerônimo, na passagem do século IV ao V, dela eliminando interpolações, revendo a tradução e corrigindo passagens. Surgiu assim o texto bíblico que desde então se tornou o mais usado no Ocidente, ficando por isso conhecido no século XIII por Vulgata (“usual”). Também a pedido de Carlos Magno, Alcuíno reviu várias obras litúrgicas,  preparando o fim da diversidade de ritos existente na Cristandade Latina." (Idade Média. O nascimento do Ocidente. Hilário Franco Júnior).

É isso turma. Este post é um complemento do anterior, sobre o Renascimento Carolíngio.

Abraço!




10 comentários:

Anônimo disse...

ola professor Helio eu sou o Gabriel martins do 7A ,estou com uma duvida do texto,eles disseram que o palácio de Carlos magno foi destruido mas a igreja não,assim,fiquei com a duvida se eles ganharam ou perderão esta batalha

Anônimo disse...

Fiquei com a mesma dúvida do Gabriel... Quando os Normandos atacaram o local, eles ganharam ou perderam essa "batalha"?

- Ricardo, 7ºE.

Anônimo disse...

Ola professor Helio estou com uma duvida do texto , porque eles irão destruir o palácio , e não também a igreja ?
- Lucca 7°B

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá alunos!

Os Vikings, que eram Normandos, atacaram, em 881, o complexo que compreendia o Palácio, a Igreja e a Capela Palatina, que Carlos Magno havia mandado construir. O Imperador morre em 814, o Império Carolíngio é dividido em 843, pelo Tratado de Verdum.
Os Normandos destroem o que era um símbolo do poder do então Sacro Império Romano Germânico e resta apenas a construção referente à Capela Palatina, como é possível ver na imagem.

Abraço!

Anônimo disse...

Olá professor Hélio,sou o João Pedro do 7º A.Achei este texto muito interessante e curioso.Continue postando curiosidades estou muito interessado e creio que todos também estejam.Até a próxima aula (sexta-feira)!¡!¡!¡!¡!¡!

Anônimo disse...

Olá professor Hélio,sou o João Pedro Novazzi do 7º A.Achei este texto muito interessante e curioso.Continue postando curiosidades estou muito interessado e creio que todos também estejam.Até a próxima aula (sexta-feira)!¡!¡!¡!¡!¡!

Anônimo disse...

Olá Helio como vai?

Eu sou a Hariany do 7º A e gostaria de saber se é interessante a leitura do livro que você leu um trecho em sala de aula? A leitura poderia me " dar " complementações que podem me ajudar na hora da prova? Se sim, poderia me passar o nome do livro para que eu possa comprar?

Abraços
Até a proxima aula.

Anônimo disse...

Olá Helio como vai?

Eu sou a Hariany do 7º A e gostaria de saber se é interessante a leitura do livro que você leu um trecho em sala de aula? A leitura poderia me " dar " complementações que podem me ajudar na hora da prova? Se sim, poderia me passar o nome do livro para que eu possa comprar?

Abraços
Até a proxima aula.

Anônimo disse...

Oi Helio eu sou Joao Antonio do 7C achei bem legal esse texto,vc podia fala mais dele na aula

PS:eu nao sou um robô

Anônimo disse...

oi helio aqui e
a Camila do 7°c gostariamos de dizer que adoramos o seu post, muito interessante o assunto que tratava do interesse de Carlos Magno e a Igreja, foram muito espertos os dois