terça-feira, 18 de outubro de 2011

Zuma!

Seven Dials Goes Zuma
Published 18th Aug 2006 by Laura Creasey

O poder de Montezuma era algo que Cortez teve que aprender a conviver. Ele organizou a chamada Tríplice Aliança que reunia as três cidades do vale do México: Tacuba, Texcoco e Tenochtitlán. E estas resistiram bravamente à conquista enquanto puderam.

Cortez se esforçava para mostrar a tirania de Montezuma, fundada na força e na cobrança de impostos dos povos dominados. Assim, as investidas dos espanhóis foram confundidas com uma guerra de libertação que nunca ocorreu de fato. Os espanhóis nunca intencionaram oferecer a liberdade aos ameríndios. Mas precisavam derrotar o grande Montezuma e mostrá-lo como súdito do imperador Carlos V, da Espanha. E para isso, a política de coexistência com o invasor que Montezuma, de certa forma escolheu, ajudou Cortez.

Mesmo com a morte de Montezuma, houve muita resistência. No entanto, o México foi conquistado no dia 13 de agosto de 1521. Quando cessaram os combates os mexicas eram só desespero, os índios apresados foram marcados a ferro nas faces, as crianças foram afogadas ou pisoteadas e havia cadáveres por todo lado.

A história do Novo Mundo ficou marcada pelo genocídio. A cruz não serviu para muita coisa naquele tempo.  A razão também não havia fincado fortes raízes que fossem capazes de impedir os massacres. Felizmente, nos dias de hoje tudo mudou e não convivemos mais com a guerra, com a morte indiscriminada ou com o terror. Os homens já aprenderam a lição, não é mesmo?
Abraço!

5 comentários:

Anônimo disse...

Héelio! sei que infelizmente não sou mais sua aluna (buá D:) mas, to sempre visitando seu blog :B e acredite, cada vez que entro aqui eu me lembro das suas aulas, do ano passado, do como tudo era legal e morro de saudade de tudo como era... infelizmente o tempo passa e nem tudo fica como agente quer, mas, acho que a minha admiração por você é uma das poucas coisas que não vai passar. Você me ensinou mais do que história, me ensinou a gostar de história; o que antes de ter aula com você, eu imaginava que era algo impossível de acontecer. Brigada por ser um dos melhores professores que eu já tive (: Beeeeeeeeijos com saudade,

Clara Cavalcante - 8°G (ex 7°E)

o futuro disse...

oi helio , estou com duvida estou estudando pelo libro de historia e naao entendi muito bem por que a CASA DE CONTRATAÇÃO E O CONSELHO DA INDIAS forma criados ... poderia me explicar ?
beijos Nicole barcellos 7ºano G

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Nicole,

A Casa de Contratação foi criada para controlar o comércio e a navegação entre a Espanha e as suas colônias americanas. O Conselho das Índias era um órgão do governo espanhol que criava leis e aplicava a justiça nas colônias. Enfim, estas são instituições que pretendem manter e controlar as terras descobertas na América.

Abraço!

soph disse...

oi helio, nao estou entendendo o governo-geral, qual foi sua função? E para que serviu?
obrigada
Sophia de Lucca 7ºB

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Sophia,

As capitanias hereditárias fracassaram, até 1548 apresentavam muitas dificuldades e apenas 3 prosperaram. Por isso, o rei de Portugal cria o Governo Geral com a função de dar incentivos às capitanias com problemas e aumentar o controle sobre o Brasil Colônia. Com o primeiro Governador Geral, Tomé de Souza, chegam também os Jesuítas. Há também a fundação da cidade de Salvador, que seria a primeira capital do Brasil. Espero ter ajudado, mas você pode ter mais detalhes no livro didático...
Boa leitura!
Abraço e obrigado pela pergunta!