segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O lucro vem da escravidão ou do tráfico?


Olá meninos e meninas,

Apresento para vocês o historiador que deu a aula inaugural do curso de história quando fui aluno, na Universidade de São Paulo: Fernando Novais. Ele nos é muito útil aqui, devido à sua tese sobre a escravidão e o tráfico negreiro no Brasil. No texto abaixo ele identifica um sentido, quer dizer, um objetivo muito claro para o esforço de Portugal em manter o Brasil como sua colônia. Vamos ler:

" O regime do comércio colonial – isto é, o exclusivo metropolitano no comércio colonial – constituiu-se, ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, no mecanismo através do qual se processava a apropriação por parte dos mercadores das metrópoles, dos lucros excedentes gerados nas economias coloniais: assim, pois, o sistema colonial em funcionamento, configurava uma peça da acumulação primitiva de capitais nos quadros do desenvolvimento do capitalismo mercantil europeu. " (Fernando Novais, “Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial”. São Paulo: Editora Hucitec, 1979, p. 92).


Para Novais, não é a instituição escravidão que explica o surgimento do tráfico negreiro, ao contrário, é o fato de o tráfico negreiro também contribuir para a acumulação primitiva de capital que explica o fato de se ter optado pela mão-de-obra escrava africana.

A ilustração acima, escaneada do livro "A escravidão do Brasil" do historiador Júlio Quevedo, da PUC-RS, ajuda a entender o grande fluxo de escravos da África para as Américas. Se estiver difícil visualizar a imagem, clique sobre ela para ver em tamanho maior.

É isso. Espero que esta sua visita ao blog tenha sido uma experiência útil para o entendimento de questões que estamos trabalhando também na sala de aula.

Abraço!

7 comentários:

Anônimo disse...

Eais helio? gostei desse testo, uma curiosidade legal e que pode ser mt usada nas provas,vlw


abraço Daniel Barbosa 7ºf

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Daniel,

Que bom que você gostou do texto. Mas ele é mais que uma curiosidade, meu amigo. É um tema crucial para entender o Brasil como uma economia complementar ao sistema mercantil português.
E sim, você acertou ao dizer que esta pode ser uma questão de prova...
Abraço,
Helio.

Anônimo disse...

eaw helio?sei q ñ visito mto o blog mas, mto legal o seu professor de historia do passado dar um texto tão legal para o nosso acesso facil oq pode ser util na sua prova

abrs Lucas Antunes 7ºA

Anônimo disse...

Helio
Vc poderia passar um roteiro de estudos para a prova novamente(mostrando o que é importante estudar)pois eu fui estudar agora e eu so vi texto,texto e mais texto.
Quase cai da cadeira!!!!!!!!!(mentira).

MATHEUS BAKER KAIPPER SIMÕES 7ºG

Anônimo disse...

Ai gente naum dá ideia!
pf helio jah vai cair mta coisa na prova, imagina mais isso!
tenha dó da gente.
E eu ainda naum entendi mto bem de onde ele tirou essa tese loka ai.
giulia 7ºD

Anônimo disse...

Hélio,
Adorei esse texto,ele é muito útil e me ajudou a entender melhor a matéria!!
Acho que isso vai me ajudar muito na hora de fazer a prova,e tambem em minha vida escolar em historia
abraços Ana Carolina 7º B

Anônimo disse...

mt legal em helio parabens e a eu completei meu caderno de historia