segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Reforma de Lutero

Começamos a semana tratando de um tema novo: a Reforma. Trago aqui um velho conhecido meu. É o texto da Ana Carolina Davoli, aluna do 7º ano de 2008. Por ter sido muito útil, vale aqui um repeteco!

A grande Revolta

"O monge Martinho Lutero não concordava com alguns pontos da Igreja. Ele elaborou 95 teses denunciando suas irregularidades. O movimento de reformas religiosas teve início no Sacro Império Romano Germânico. Entre os séculos XIV e XVI, o imperador costumava se proclamar “chefe de todos os cristãos”. Contudo, sua autoridade era restrita, pois os príncipes e bispos controlavam o poder local.

Lutero acreditava que poderia existir um mundo onde todos tivessem os mesmos direitos e condições; onde as pessoas pudessem participar dos cultos e fazer suas próprias leituras;

Muitos religiosos viviam no luxo e exploravam as crenças dos fiéis. Vendiam relíquias e indulgências com a promessa de diminuir o tempo de permanência das pessoas no purgatório. Lutero sabia que a Igreja podia melhorar e acreditava nela.

A Reforma Católica é um movimento de reação ao protestantismo. Ela precisava auto-reformar-se ou não sobreviveria. Para isso fizeram o Concílio de Trento, com a intenção de manter certo poder sobre os católicos."

Tente agora você arriscar umas palavras. Você diria que o texto dá conta de explicar tudo sobre a Reforma? O que há mais para dizer sobre este processo histórico? Você pode explicar, por exemplo, um dos termos ou expressões que aparecem em negrito.

Abraço!

7 comentários:

VZB97 disse...

Oi Hélio , aqui vai a definição do Concílio de trento : O Concílio de Trento foi um importante Concílio no século XVI , foi realizado na Itália na cidade de Trento , ele visava reunir os católicos para combater as Idéias da Reforma. Para mim o texto não da conta de explicar o que foi a Reforma pois ouve muitos combates além do Concílio de Trento , por isso eu acho que não esta completo. Abraço , Victor 7°G .

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Victor,

O texto da Ana não pretende esgotar o assunto. Por isso mesmo que eu o utilizei aqui. Lembro que nosso objetivo é a reflexão sobre os temas e não o julgamento dos textos dos colegas!
E para "cercar" bem o Concílio de Trento valeria lembrar o que foi decidido naquela oportunidade e aqui segue uma pequena contribuição: ficou estabelecido em Trento que seria considerado crime o lucro obtido com a venda de indulgências.

Alguém pode continuar daqui, dizendo o que mais foi deliberado pelo Concílio de Trento?

Abraço e obrigado pela participação!

Vivian disse...

Bastante ousadia de Lutero,ao colocar as criticas sobre a religião católica,na porta da igreja tornando algo público.Suponho que foi bastante perseguido,não é verdade?
Achei o texto sobre Galileu que vc tinha recomendado.Vai dar uma boa curiosidade para o trabalho.Obrigada xD

Beatrice Ranieri 7 A disse...

Um verdadeiro herói Lutero. Muitíssimo corajoso, ele mudou a história do mundo. Foi um fator importantíssimo para o renascimento, eu creio. Pesquisei na internet AS 95 tese de Lutero e pude observar que ele por ser um monge mesmo estando ciente da corrupção da igreja católica conseguia defender Deus e os direitos da sociedade sem defender a igreja:

54. Ofende-se a palavra de Deus quando, em um mesmo sermão, se dedica tanto ou mais tempo às indulgências do que a ela.

Achei as 95 teses em português e latim neste site:

http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm

OBS: Martin Lutero foi perseguido não?
Abraço

Nathalia disse...

Oi Hélio, após ler o texto fui pesquisar sobre a Reforma e Contra-Reforma. Em alguns sites falam que também podemos chamar de Reforma Católica, iniciada no começo do Lutero. Tem uma parte do texto que achei bem interessante que começa assim:
"Index Librorum Prohibitorum, com uma relação de livros proibidos pela igreja e o incentivo à catequese dos povos do Novo Mundo, com a criação de novas ordens religiosas dedicadas a essa empreitada, incluindo aí a criação da Companhia de Jesus. Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato, a criação do catecismo e seminários, a proibição das indulgências”
Assim Hélio é meio sem sentido por que a população que não conhecia a bíblia tinha que comparecer geralmente no centro da cidade para ouvir o Papa ou o Bispo falarem eles sobre a 'obrigações', sem saber na verdade o que eles estavam lendo e falando. Mesmo sem compreenderem eles obedeciam. Quando que a igreja começou a enfraquecer?
Nathália 7ºF

rafael benatti disse...

Helio, voce falou que para der ideis como a de Gutenberg, a pessoa precisa ter um certo nivel intelectual,mas se voce parar para pensar , alem da pessoa ser esperta ela precisa de uma
necessidade quero dizer Gutenberg nao inventou a imprensa por querer inventar , mas sim por algum motivo...outro exemplo é Da Vinci , ele inventou um traje de roupa submarina, sei lhe dizer que nao foi por puro a caso.

Abraço

Rafael 7 B

Gabriela 7°D disse...

Oi Hélio,
Só queria comentar e acrescentar no seu texto que, as 95 teses foram criadas porque Lutero não concordava com algumas irregularidades da Igreja.E, essas irregularidades eram que, a Igreja acreditava na salvação construindo novas obras com a doações de dinheiro dos fiéis, e também pelo fato do papa Leão X, ter dito que quem doasse dinheiro para a obra da basílica de São Pedro em Roma, iria receber, em troca, uma indurgencia, perdoando todos os seus pecados!
Bom, foi isso que eu entendi com os textos do livro...
Também queria comentar que as indurgencias eram papeis assinados pelo papa, para perdoar todos os seus pecados e estar no céu!

E, as relíquias, pelo o que eu entendi nas suas explicaçoes na aula, eram materiais usados na igreja (que depois foram comercializados), como, por exemplo a madeira da cruz!
Certo Hélio?!

E é isso ai Hélio e visitantes do blog!Tenham um bom dia e estudem bastante!!hehehe...
Beijos da Gabi 7°D!!