terça-feira, 13 de maio de 2008

Galileu, ex-herege, ganha estátua no Vaticano

Nunca é tarde. Depois de escapar por pouco da fogueira da Inquisição por ter defendido a tese de que a Terra girava em torno do Sol, o astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) será, enfim, abençoado pela Igreja Católica, com uma estátua em sua homenagem nos jardins do Vaticano em 2009.
Galileu, que foi forçado a negar a tese heliocêntrica diante do tribunal do Santo Ofício, teve seu processo revisto 350 anos depois de sua morte, em 1992, quando a Igreja admitiu seu erro e absolveu o astrônomo. A inauguração da estátua de Galileu, em tamanho natural, no Vaticano, coincidirá com o Ano Internacional da Astronomia, proclamado pelas Nações Unidas, para comemorar os 400 anos da primeira utilização do telescópio para observar os astros, por Galileu, no verão de 1609.

Graziella Beting, para a Revista História Viva - 08/05/2008.

Você, aluno do 7º ano do Santa, pode relacionar esta matéria com algum conteúdo deste nosso bimestre. Mas nós não podemos esperar 350 anos!

15 comentários:

Anônimo disse...

Hélio,


Na minha opinião, os católicoa não deveriam ter matado tantos cientistas que tentavam falar outras "idéias" ao contrário que a Igreja falava que era o certo!!!

Eu acho que o que a Igreja vai fazer agora era o minimo para poder perdir desculpa , para todo o mundo, porque com o que fizerem a anos atrás pode ter afetado os dias de hoje!!!

Depois Hélio, iria ser legal você colocar a foto da estátua no seu blog , tá?!

Te adoro muito

Beijos,
Estela L. P. 7º ano F

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

nossa professor,
verdade estela, concordo com você, se a igreja católica não tivesse torturado os cienctistas da época, hoje poderíamos revolucionar totalmente esse mundo, com novas idéias, criações, enfim, seríamos mais avançados.
Marcela, do sétimo E.

Anônimo disse...

Eu vi uma reportagem sobre isto na tv.

Dizia que esta estátua iria perdoar a igreja, eu não acho que seja bem isto, adorei o blog fico muito legal, parabéns!!!

Roberta

Anônimo disse...

Oie!!!!
Bom,seu blog esta muito bom e seus textos estão exelentes para estudar!!!!
Adorei tudo e espero que continue assim!!
Hélio você é muito legal!!!!
Te adoro,Beijos,
Gabriela I.
(sua aluna do 7°C)

Anônimo disse...

Concordo; Estela.
O Papa já pediu desculpas em público.
Acho que no passado a Igreja fechava a sociedade para novai idêias. Talvez por medo,de que estas idêias tomassem conta sobre o que era ensinado pela igreja. Mas, hoje podemos nos expressar livremente. Fazer uma estátua em homenagem ao cientista, foi o mínimo que a Igreja poderia ter feito para redimir seus erros contra eles, no passado.


Beijos ;*
-Fernanda S. 7º ano F

Anônimo disse...

Nunca é muito tarde mas ao invés de uma estátua,a igreja poderia incentivar as pessoas á continuar estudando,dando continuidade ao trabalho não só de Galileu mas de outros "hereges" estudiosos que foram condenados simplesmente por querer entender o que se passa no mundo á nossa volta.
Sempre podemos consertar nossos erros mas uma estátua não muda muita coisa,muito menos 350 anos anos de história...
Luiza Queiroz Dall'A.F. 7°F

Anônimo disse...

Para mim, a Igreja não cumpriu mais do que sua obrigação, e pediu 'desculpas' a Galileu. Mas não é um pouco tarde para isso? Já fazem 350 anos!!! Só agora a Igreja teve capacidade de ver o que fez de errado? Coitado de Galileu Galilei...

Olívia 7ºC

Anônimo disse...

oi hélio!!!!
concordo com você também Estela!
acho que os católicos não deviam ter torturado os cientistas daquela época!!!!
hoje, na minha opinião, podemos "construir" um mundo muito melhor!!!!
como a marcela disse, com novas idéias, criações, e muito mais. afinal, é só querer e não ficar flando para mudar e ficar quieto no seu canto tipo: "os outros que se virem"!!!!!

(o blog ficou ótimo!!!)

bruna fischer
7º ano E

Vinícius de M. Andrade disse...

Obs: Sinceramente eu acho que vão queimar a estatua em 2 dias. Além disso eu acho que toda desculpa tem um tempo limite para ser executada.

Eu acho que esse acontecimento se relaciona com a Santa Inquisição. Pois foi com essa organisação católica que foram reprimidas as ideias contrarias ao que a Igreja pregava. Esse acontecimento se passa durante a renascensa pois foi nessa época que os cientista começaram a reaparecer, com suas explicações plausíveis.

Vinicius Andrade 7ºF

Obs2: eu consegui entrar!

Anônimo disse...

Acho que se a Igreja, tivesse se preocupado, em ouvir idéias novas, no passado, provavelmente, não teriam que construir estátuas de cientistas como pedido de desculpas. Não que não seja uma coisa legal construir a tal estátua, mas acho que é preciso muito mais que isso para perdoar todas aquelas coisas que a Igreja antiga fazia...

Monique Costa, 7º ano F

Anônimo disse...

oi Helio,
adorei o blog!
o texto é bem interessante e eu não pude deixar de comentar que o texto é bem relativo com o que estamos estudando.
adorei te "visitar"!
beijos de Barbara Fonseca do 7ºE

Anônimo disse...

• Luiza; acho que a estátua preserva a memoria cultural da sociedade alheia serve como forma de omenagem, portanto não é inútil ao todo.

Beijos ;*
-Fernanda S, 7ºF
nº 5

Anônimo disse...

Feliz Anivesário Professor!

Anônimo disse...

Eu acho que essa atitude da Igreja demorou muito tempo. Depois de quase condená-lo a morte na fogueira e fazê-lo desmentir a sua teoria, (que na verdade estava certa e a da Igreja estava errada), eles resolveram fazer a Galileu Galilei uma homenagem que em minha opinião funciona como um "pedido de desculpas".
A Igreja tardou demais, mas pelo menos tomou finalmente uma atitude!

Isabella Barragan Rached-n°16-7°C.