segunda-feira, 19 de maio de 2008

Entrevista com Umberto Eco

PERGUNTA - Além de sua avó, quem foram seus outros mestres?
ECO - O professor da escola primária aparece em meu romance "A Misteriosa Chama da Rainha Loana". Era um fascista que batia em seus alunos mais pobres. E, embora sempre tenha se comportado bem comigo, não era uma boa pessoa.
Em contrapartida, tive uma educadora fabulosa, embora por apenas um ano. Era a senhorita Bellini, que ainda vive. Tem 91 anos, e, cada vez que sai um livro meu, envio um exemplar a ela. Era uma grande educadora, nos estimulava a escrever, a contar, a sermos espontâneos, e foi uma das pessoas que mais exerceram influência sobre minha vida.
PERGUNTA - Raramente se fala do sr. como professor. O que aprendeu para ensinar?
ECO - Antes de mais nada, continuo a aprender. O primeiro curso que dei como professor foi sobre a poética. Eu conhecia o argumento, mas, ao começar a dar aula, me dei conta de que não sabia nada sobre o tema. Aprendi e continuo aprendendo. Quero dizer que minha relação com os alunos sempre foi uma relação de aprendizagem, porque, ensinando, eu também aprendia.
SOBRE A MEMÓRIA: Essa velocidade (da internet) vai provocar a perda de memória. E isso já acontece com as gerações jovens, que já não recordam nem quem foram Franco ou Mussolini! A abundância de informações sobre o presente não lhe permite refletir sobre o passado. Quando eu era criança, chegavam à livraria talvez três livros novos por mês; hoje chegam mil. E você já não sabe que livro importante foi publicado há seis meses. Isso também é uma perda de memória. A abundância de informações sobre o presente é uma perda, e não um ganho.

Umberto Eco, 76, é autor de "O nome da Rosa" e professor aposentado da Universidade de Bolonha, na Itália. Se você quiser ler esta entrevista inteira, acesse o arquivo da Folha de São Paulo de domingo, dia 11 de maio deste ano, no cardeno Ilustrada.

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com ele. A vida é um eterno caminho no aprendizado, entre todos os momentos convividos. Assim como proporcionamos o aprendizado, as pessoas com que convivemos também nos proporcionam.

-Fernanda 7ºF

Anônimo disse...

• Parabéns profêe ;*

Anônimo disse...

Eu achei a colocação de Umberto Eco muito pertinente. Realmente, se nos focamos em informações apenas sobre o presente, não nos recordamos das contribuições que o passado nos deixou. Atualmente, há mesmo muita variedade de informação, mas não concordo que isso piore nossa memória ou aprendizado. Na minha opinião, isso nos ajuda a entender cada vez mais coisas e guardá-las para as utilizarmos mais para frente e ajuda na liberdade de escolha, pois há muita variedade.

-Isabella B. 7°C.

Vinícius de M. Andrade disse...

Realmente hoje em dia nós absorvemos muitas informações causando um colapso, pois assim nós não nos lembramos o que absorvemos. Porém se for mais lento do que isso todos passaram muitos anos na escola, pois, des da era primitiva com as caverninhas, com as clavas e com um bando de pessoas tentando intender o fogo, nós já aprendemos muita coisa. Você concorda comigo que quando você nasce você esta na era primitiva? Então aprender tudo certinho, que os nossos antepassados aprenderam desde de que descobriram o fogo, e demoraram 7000 anos pra chegar onde estamos. Nós domorariamos uns 250 anos, sem estudar todas as teorias já criadas. Tudo bem que nós não estudamos tudo porem demorariamos uns 40 anos no mínimo pra estudar e gravar tudo direitinho. ééééé... Demora não??

Anônimo disse...

É importante ler os livros e aprender sobre o passado para se obter cultura.Porém não concordo com Umberto pois no mundo atual,mais vale aprender sobre os assuntos atuais do que os passados.Não que isso seja o mais correto,pois estudar o passado nos ajuda a entender o presente mas infelizmente,na sociedade atual,é assim que as coisas são.
Luiza Queiroz D. n°19 7°F

Anônimo disse...

A respeito o Umberto Eco , acho que ele é uma grande adimirador da Educação. E pudi perceber que se ele nao tivesse uma " boa educação ", ele nao seria um bom escritor e muito menos um bom professor de faculdade !

Eu acreditor que quando as pessoas estão interresadas em um certo assunto... elas fazem de tudo para conseguir, por exemplo:
Um menino que está jogando videogame , e nao consegue passar de um certo nivel, oque ele faz ? desisti ?!?!!?!?
NAOOOOO...ele tenta procurar formas de conseguir passar e por meios diferentes, liga para o amigo o ajudar, vai na internet buscar dicas e codigos...tem muitos meios de se pegar uma informação.

E acho que todos nós devemos buscar , meios de informações variados.

E o Hélio , tambem está buscando meio de comunicações variadas, com a forma de avaliação , pelo BLOG... com os nossos comentarios..né?!

Estela Lobo Panzeri 7°F