domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uma cidade no meio do mundo


A representação acima faz referência à cidade de Constantinopla. Clique com o mouse na imagem para ampliar. Você vai poder olhar para ver...

Constantinopla, centro político, religioso e econômico do Império Bizântino, é uma cidade cosmopolita. Nela, circulam mercadores e artesãos de diversas partes do mundo. Suas construções, como o palácio imperial, a catedral de Santa Sofia e o hipódromo (onde havia corridas de carros, caçadas simuladas, encenações dramáticas, torneios de cavaleiros) organizavam a vida da população da cidade, que no seu apogeu chegou a ter quase um milhão de habitantes.
Constantinopla é o oposto do que acontece na Europa ocidental cristã que, durante o feudalismo, vive o abandono das cidades, do comércio e da moeda.
As cidades vão ser importantes objetos de estudo no nosso curso de história. Espere um pouco... Ao avançarmos no tempo, veremos as cidades renascerem na Idade Média. Elas serão inovadoras, produzirão alguma igualdade e uma grande festa de trocas de todos os tipos. Assim como esta Constantinopla, que foi capital do Império Bizantino até 1453.
O historiador Jacques Le Goff, acredita que há mais semelhanças entre a cidade contemporânea e a cidade medieval do que entre a cidade medieval e a antiga. Você concorda? Tem alguma opnião sobre isso? Quer saber mais?
Converse aqui com a gente! Faça uma pergunta!
Desejo uma boa semana para todos!
Abraço!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Nossa herança nos foi deixada sem nenhum testamento


Castelo de Montalegre, norte de Portugal. Construção de 1270, atribuído ao rei D. Henrique III.

"Nossa herança nos foi deixada sem nenhum testamento".

Este pensamento é de um francês que viveu quatro anos na Resistência Francesa, lutando contra o nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Seu nome é René Char.

Minha intenção com a frase de René Char, é convidá-los a pensar sobre a história que nos foi deixada como herança, e que, no entanto, temos poucas pistas do que fazer afinal com ela...

Nosso primeiro tema do ano é a Europa Medieval. Antes de falar da Europa faço a escolha de significar a Idade Média. Este período que tem seu início quando o último imperador romano é expulso de Roma e substituído por um rei bárbaro, Odoacro, em 476 depois de Cristo.

A bela Idade Média se estende por quase mil anos, é muitas vezes simbolizada por castelos como o de Montalegre, e tem seu término ligado à tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos otomanos, fato que incentiva os comerciantes europeus numa busca por rotas alternativas para acessar as riquezas que vinham do Oriente.

Vamos juntos, então, nos provocar mutuamente e inventar caminhos possíveis para tornar a história mais viva em nossas vidas?!

Se você tem dúvidas sobre o que leu aqui, faça uma pergunta na forma de um comentário. Eu terei prazer de conversar contigo neste espaço de encontro, que agora é nosso.
Que aqui tenhamos bons encontros!
Abraço!