domingo, 27 de fevereiro de 2011

Uma cidade no meio do mundo


A representação acima faz referência à cidade de Constantinopla. Clique com o mouse na imagem para ampliar. Você vai poder olhar para ver...

Constantinopla, centro político, religioso e econômico do Império Bizântino, é uma cidade cosmopolita. Nela, circulam mercadores e artesãos de diversas partes do mundo. Suas construções, como o palácio imperial, a catedral de Santa Sofia e o hipódromo (onde havia corridas de carros, caçadas simuladas, encenações dramáticas, torneios de cavaleiros) organizavam a vida da população da cidade, que no seu apogeu chegou a ter quase um milhão de habitantes.
Constantinopla é o oposto do que acontece na Europa ocidental cristã que, durante o feudalismo, vive o abandono das cidades, do comércio e da moeda.
As cidades vão ser importantes objetos de estudo no nosso curso de história. Espere um pouco... Ao avançarmos no tempo, veremos as cidades renascerem na Idade Média. Elas serão inovadoras, produzirão alguma igualdade e uma grande festa de trocas de todos os tipos. Assim como esta Constantinopla, que foi capital do Império Bizantino até 1453.
O historiador Jacques Le Goff, acredita que há mais semelhanças entre a cidade contemporânea e a cidade medieval do que entre a cidade medieval e a antiga. Você concorda? Tem alguma opnião sobre isso? Quer saber mais?
Converse aqui com a gente! Faça uma pergunta!
Desejo uma boa semana para todos!
Abraço!

32 comentários:

Letícia disse...

Olá , hélio achei muito interessante , este mapa pois , desenvolve a curiosidade em ler o post que você fez enviarei por email o trabalho sobre a linha do tempo . Adoro seu trabalho , e espero que você me ajude . Letícia

PS : hélio , na classe eu já disse para você da minha dúvida queria que me enviasse seu email

Letícia disse...

Hélio por que você não põe um quadro de recados , contagem de acessos , detalhes no mouse , musicas , fundos , mas tudo de historia é claro , já vi um enfeite de mouse que era a cara do cabral . Visite este site e veja como é legal :

http://www.jornaldoquintoanodamanha.blogspot.com/

http://psicologiajogoseeducao.blogspot.com/

Anônimo disse...

cara achei bem legal seu post e esse mapa esta bacana pois esta bem mapeado os edificios bacana

Renata disse...

Hélio, gostei muito do post, porém queria saber um pouco mais sobre a cidade, sobre sua históris. Gostei masi da parte em que na igreja, estava alguns desenhos sobre caçadas simuladas e etc...

Anônimo disse...

oi Hélio meu nome é Andressa e sou do 7E. Achei muito interessante o mapa (a cidade de Constantinopla era bem desenvolvida) e do post. Estou adorando a matéria de História...

Anônimo disse...

Eae Hélio, aqui é o Kolbe, do 7ºD, achei muito legal esse seu blog, gostei desse mapa, ele n tem nos livros, e mostra todos as construções da cidade de Constantinopla.
Abraço
Lucas Kolbe

Anônimo disse...

Oi Hélio a qui é a Gabriela do 7A
Achei muito legal essa postagem!Esta igreja é muito interresante eu fostei!
Abraços e parabéns

Felipe taminato 7º b disse...

oi Helio tudo bem?Aqui é o felipe taminato 7ºb. achei muito legal este blog,vou entrar sempre que puder,o mapa é pode ser importante .Mas Helio por q não põe musica antiga de rock classico

Felipe taminato 7º b disse...

sou eu de novo,o Felipe 7ºb.vc pode por alguns nomes de livros de hist.fotos de armas antigas da EUROPA

ps:helio vc é muito engraçado e legal e o Aldo tambem

Paula Caro disse...

Oi Hélio, como é possível ver, esta população praticava comércio marítimo. Acharia muitointeressante saber, quais outras atividades econônicas eles praticavam ?
Obrigada pela atenção

Pedro M. disse...

Oi. Aqui é o Prof. Pedro outra vez. Sobre a cidade de Constantinopla, não poderia deixar passar em branco a oportunidade de escrever algo relacionado com o universo do religioso. Porém, antes, quero escrever alguma ideia sobre a afirmação do autor que vc citou, segundo a qual as cidades medievais seriam muito mais parecidas com as atuais do que com as antigas. Provavelmente, o fato de terem sido cidades "cosmopolitas", que abarcavam uma enorme diversidade cultural dado o grande fluxo comercial que começava a se desenvolver em algumas, regiões colabore para isso. Na antiguidade, contudo, encontraremos cidades dinâmicas, normalmente situadas nas regiões litorâneas (me lembro de Cartago, Alexandria, etc). Outra curiosidade: muitas cidades medievais cresceram ás margens de grandes mosteiros ou conventos que, naquela época, eram habitados por um numero considerável de religiosos. Nem sempre a convivência foi pacífica, visto que em alguns casos os "abades" eram grandes proprietários de terras, que viviam às custas do trabalho do camponês empobrecido. Porém, foi inegável a importância desses religiosos ao converterem algumas dessas cidades em polos de cultura e de saber (logo surgiriam as primeiras Universidades). São famosos alguns conventos como Silos, Monserrat, Montecassino, etc. Não podemos esquecer o surgimento das "Ordens Mendincantes" atreladas à vida urbana nas cidades (franciscanos, dominicanos, agostinianos e carmelitas). Trata-se de uma nova forma de vida religiosa, marcada pela denuncia aos exageros de Roma e pela opção pelos mais pobres (substituição do Cristo Rei do Universo - poder civil, pelo Cristo Servo de todos). Quanto a Constantinopla, ela sempre foi vista como fronteira entre dois mundos. Tal fronteira foi ampliada com o cisma de 1054, que acabou dividindo a Igreja entre latinos e "ortodoxos" (Constantinopla - Roma). Ufa... muitos assuntos para um único tema... realmente a Historia é uma área do conhecimento marcada pelo dinamismo das ideias.

Anônimo disse...

Oi prof.Hélio!!!Td bem??
Dizem q a Idade Média era a idade das "trevas", vc acha isso verdade??

Giovanna Louro-7ºD

Andre nascimento 10 disse...

helio mto legal o mapa e a expicaçao
posta mais coisas sobre a materia

Andre nascimento 10 disse...

vc pode mandar fotos de artefatos antigos,e novas historia





ps:vc é mto legal e engraçado

Andre nascimento 10 disse...

vc pode mandar fotos de artefatos antigos,e novas historia





ps:vc é mto legal e engraçado

Anônimo disse...

oi helio sou fan sua e amo historia.Adorei o blog como adorei ser sua aluna
voce disse na aula que quem acessace o seu blog ganharia ponto positivo ne (brincadeira)te adoro
bejinos mari

Anônimo disse...

Oi, eu sou a gabrielle do 7E.Gostei muito do sue post e agora eu entendi melhor as coisas

Anônimo disse...

Oi Helio aqui é o Lucas do 7A eu achei mt interesante esse mapa. Eu gostei mt da cidade de constantinopla, porque ela se localiza no meio do mundo. Eu gostei também mt da igreja.
Abraços.
Lucas Liso.

7ºD disse...

Legal Isso de escrever e dar um suporte a matéria de História, é mt legal, isso pode servir até como uma revisão.Além disso, o mapa nos localiza melhor,e é um ótimo jeito passar informações aos interessados.

Anônimo disse...

Olá Hélio!!!

Gabriel Baraldi disse...

Oi Hélio, aqui é o Baraldi, do 7ºG, achei muito legal esse seu blog, gostei desse mapa, ele n tem nos livros, e mostra todos as construções da cidade de Constantinopla.
Abraço

Lucas Kolbe disse...

Poxa eae baralade vai ficar copiando oq eu escrevi?
Mancada ae

vinicius lima disse...

eae helio,aqui é o vinicius do 7ºG
eu adorei esse mapa porque ele tem mais detalhes assim posso estudar com ele.

Anônimo disse...

Olá, Hélio.
Gostei do mapa (gosto de mapas em 3D) , e do texto.
Posta mais coisas sobre a materia.

Gabriel Santos

Anônimo disse...

Olá Hélio, gostaria de saber qual é o nome atual da cidade de Constantinopla e o país que ela está localizada.
Pedro 7A

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Pedro,

Constantinopla foi conquistada pelos turcos do Império Otomano, em 1453. Eles criaram um país, a Turquia, e rebatizaram Constantinopla com o nome de Istambul.

Abraço!

Angel disse...

Oi HÉLIO... Adivinha quem eh... Sou eu a Ângela, vim aqui para mandar um bigadinha pela as suas aulas e avisar para esse pessoal novo, que você merece a atenção deles.E quão é legal a sua aula.

Bju e Boa sorte
♣Ângela♣

victoria disse...

oi helio,aqui é a victoria do 7E, eu fiquei curiosa sobre a catedral de santa sofia e busquei fotos dela fiquei impressionada como já era boa a arquitetura daquela época. eu gostei de ter um conteúdo além das aulas, brigada

Anônimo disse...

Oi, Hélio.É a Gabrielle do 7 E.Eu tenho uma dúvida.O que é suserano e vassalo?Eu não consigo entender.

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Oi Gabrielle,

No contexto do feudalismo, o suserano é um nobre que doa um feudo a outro nobre. Aquele que recebeu o benefício é, então, o vassalo e faz, em uma cerimônia chamada investidura, um juramento de fidelidade ao seu suserano.
Espero ter ajudado. Se a dúvida ainda persistir, me procure amanhã no colégio, está bem?
Abraço!

Leo disse...

eae helio seu blog eh d+
aqui e o Leonardo do 7D heheh
eu to aqui fazendo o trabalho q vc deu ESPECIFICAMENTE p/ o 7D sobre o dia do trabalho q vai aparecer no telão da missa. vc eh muito daora !!! flw

Sofia Gabriel 7º A disse...

Hélio, Jacques Le Goff ainda está vivo? E eu também achei muito legal o seu blog. Acho que nenhum outro professor de história teria a ótima ideia de fazer um blog só de história. E também,eu acho que a gente deveria aprender mais sobre o Brasil. A maioria das pessoas só sabe que Cabral veio aqui e dominou o Brasil. Mas isso é só um sugestão...
Bjs