domingo, 29 de maio de 2011

Sobre a formação de Portugal e Espanha (parte II)


Fonte: McEvedy, Colin. Atlas da História Medieval. São Paulo: Cia das Letras, 2007.

Observando o mapa acima podemos conferir o avanço do Reino de Leão e Castela em direção ao sul da Península Ibérica, o que também acontece com o Reino de Aragão.


Note também que o território de Portugal se amplia bastante e chega ao limite meridional da península.


A Espanha vai concluir seu processo de unificação dos Reinos ao expulsar, em 1492, os árabes muçulmanos do território denominado no mapa de Granada. Este é também o ano em que Colombo cruza o Atlântico, em busca de um novo caminho para as Índias e descobre um novo continente...


A ideia mais forte até aqui, é a de que as lutas dos Reinos de Portugal, de Leão e Castela, e de Navarra e Aragão, pela Reconquista da Península Ibérica, foram determinantes para a formação e unificação dos Estados Modernos de Portugal e Espanha.


Gosto de pensar que é pela negação do elemento estranho (no caso, o muçulmano), que se formam os sentimentos de nacionalidade dos portugueses e espanhóis. Como já discutimos nas aulas, o conceito de nação tem a ver com um sentimento de pertencimento do indivíduo no grupo em que está inserido.
Me parece que esta tese se fortalece quando olhamos para os mapas postados aqui no blog. O que vocês acham?


Abraço,


Helio.

11 comentários:

GAP7D disse...

Oi Hélio, adorei seu post, a matéria está ótima e muito interessante, quando vc vai começar a nos explicar este conteúdo ?? Obrigada pela atenção.

GZB7D disse...

Este conteúdo está ótimo !! Explique para nós em sala de aula... Adoramos seu método de ensino.

Rafael disse...

muito bom, um dos melhores prof. de historia q já tive

andre disse...

oi helio é o andre do 7D você passou a lição de história paginas 126 a 128 e eu não entendi no exercicio 2 por quê a burguesia foi o grupo mais favorecido com uma única moeda o exécito pemanente e asalariado e o estabelecimento de impostos para todo o território,eu procurei no livro e no caderno e só encontrei que o grupo social mais favorecido com essa atitude foi a burguesia você poderia me explicar.Vi seu post da formaçâo de Portugal e Espanha achei muito interessante

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá André,

A burguesia é o grupo mais favorecido, pois a moeda única favorece o comércio, evitando trocar muitas vezes uma moeda por outra (o que envolveria um custo adicional). Os reis cobram impostos, mas em troca organizam exércitos que garantem que o comércio aconteça. E, finalmente, o rei ao fazer uma aliança com a burguesia passa a aprovar leis que protegem a atividade comercial dos ataques da nobreza guerreira que, naquele tempo, saqueavam as caravanas de comércio.

Ajudei? Abraço!!

vinicius disse...

vlw
esse sitte é muito é muito da hora
eu tinha uma duvida na lissaaum d caza
daew eu fuw no site e tirei minha duvida
flw ]
:)
ate a proxima aula d hist

gabrielle disse...

helio ests post me ajudou a estudar para a prova adorei ,gabrielle 7g

Giovanna Polegato 7d disse...

Não podemos esquecer que, em 1492,quando os árabes invadiram o território de Granada, a Espanha se unificou.

Giovanna Louro 7D disse...

Helio, adorei as postagens sobre a formação de Portugal e Espanha! Achei muito interessante os mapas que mostram, conforme o tempo, o território dos cristãos aumentando e dos mulçumanos diminuindo...

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Giovanna!
Fico contente que este post tenha sido útil para você compreender o processo de reconquista da península Ibérica pelos reinos cristãos.
Nos próximos dias devo inserir novos posts para movimentar um pouco estas nossas férias.
Obrigado por aparecer por aqui!

Abraço!

Anônimo disse...

Nossa adorei isso me ajudou em história e eu fiquei com dez no boletim ! Muito Obrigado ! Isso me fez entender e agora pela primeira vez na vida eu tô começando a goatar da materia HISTÓRIA !