domingo, 6 de dezembro de 2009

Pontos de vista distintos: Las Casas e Hobsbawm como tentativa de atualizar a discussão sobre a conquista da América

Neste último mês de trabalho, um estudo sobre a obra de Bartolomé de Las Casas nos colocou em contato com um testemunho de época bastante indignado. Talvez igualmente comprometido com uma visão de mundo tomada pelo cristianismo, pela sua datação, pela total parcialidade do relato. Há em Las Casas pouca discussão. Ele não busca explicações. Ele acredita que elas não existam de forma justa. Sua função é dar voz a quem ele entende que não teve oportunidade nenhuma de falar: os ameríndios.
Por tudo isso, vale ler "O Paraíso Destruído". Por isso também, vale ler o texto que vem a seguir: trata-se de um recorte que fiz de um capítulo do livro "Pessoas Extraordinárias", do historiador Eric Hobsbawm, e que vamos comentar durante esta semana de trabalho que começa amanhã. Boa leitura!

O VELHO MUNDO E O NOVO: QUINHENTOS ANOS DE COLOMBO

No início de 1992, pediram-me no México para assinar um protesto contra Cristóvão Colombo, em nome das populações nativas originais das ilhas e dos continentes americanos, ou melhor, de seus descendentes. Compreendo os sentimentos que inspiram tais gestos, e sou solidário, mas pareceu-me, e parece-me, que o único objetivo de protestar contra algo que aconteceu há meio milênio é conseguir um pouco de publicidade para a causa de 1992, em vez de para a de 1492. As conseqüências das viagens de Colombo e de seus sucessores são irreversíveis. Os sofrimentos impostos aos americanos nativos ou aos africanos importados são inegáveis e não podem ser anulados em retrospecto. Não se pode negar que o impacto da conquista e da exploração sobre as populações foi catastrófico. Não obstante, não podemos anular a história, mas apenas lembra-la, esquece-la ou inventa-la. Todos os que vivem nas Américas hoje, foram moldados pelos quinhentos anos que decorreram desde a viagem de Colombo. Mas também o foram todos os do Velho Mundo, embora de maneira raras vezes consciente.

A contribuição mais importante das Américas ao Velho Mundo foi distribuir pelo globo uma cornucópia de produtos selvagens e cultivados, especialmente plantas, sem as quais o mundo moderno tal como o conhecemos não seria concebível. Pode-se argumentar que isso não tem nada a ver com cultura. Mas o que cultivamos e comemos, sobretudo quando há um novo tipo de víveres desconhecido em nosso cotidiano, ou mesmo uma forma completamente nova de consumo, deve influenciar, pode até transformar, não só o nosso consumo, mas o modo como vivenciamos outros assuntos. Considerem-se apenas os víveres básicos. Quatro dos sete produtos agrícolas mais importantes no mundo de hoje são de origem americana: a batata, o milho, a mandioca e a batata doce. (Os outros três são o trigo, a cevada e o arroz).
(…)
Mas, e os produtos do Novo Mundo que não foram meros substitutos de coisas já consumidas no Velho Mundo, mas abriram novas dimensões, novos estilos sociais? Chocolate, tabaco, cocaína? Ou que se tornaram ingredientes básicos de novidades como o chiclete, a Coca-Cola (mesmo que tenha tirado a cocaína de sua composição original) e a tônica do gim-tônica? E as significativas contribuições à farmacopéia médica do mundo, como o quinino, durante muito tempo a única droga capaz de controlar a malária? E os girassóis que Rembrandt e Van Gogh pintaram, os amendoins sem os quais a sociabilidade ocidental moderna seria incompleta - para não mencionar seu uso mais prático como fonte importante de óleos vegetais?.
(…)
Em suma: estamos falando de produtos do Novo Mundo que eram desconhecidos e impossíveis de se conhecer antes da conquista das Américas, mas que transformaram o Velho Mundo de maneira imprevisível e profunda.
O que quero enfatizar é que esses produtos não foram simplesmente “descobertos” pelos europeus, e menos ainda procurados deliberadamente, da maneira como os conquistadores procuravam ouro e prata. Eram produtos conhecidos, colecionados, sistematicamente cultivados e processados pelas sociedades indígenas. Os conquistadores e os colonos aprenderam a prepará-los e usá-los nessas sociedades locais. Na verdade, teria sido difícil ou talvez impossível sobreviver, caso os colonos não tivessem aprendido com os nativos. Até hoje a grande festa simbólica, o dia de Ação de Graças, registra a dívida dos primeiros colonos para com os índios, os quais a civilização branca subseqüente se encarregou, em troca, de expulsar. (…)

Meu argumento é que o verdadeiro significado e natureza do encontro de culturas, inaugurado quando Colombo aportou nas primeiras ilhas do Caribe, não pode ser entendido comente em termos de história convencional. Se perguntarmos o que a Europa conseguiu com a conquista do Novo Mundo, a resposta óbvia é a expansão de alguns países no lado ocidental do continente, por meio do governo imperial, da riqueza extraída do trabalho dos índios e dos africanos, e do povoamento de migrantes e colonos provenientes de países da Europa, ao estabelecerem novas Castelas, novos Portugais e, mais tarde, novas Inglaterras. É significativo que a data da descoberta da América por Colombo seja também a data da conquista de Granada e da expulsão dos judeus da Espanha. O ano de 1492 marca o início da história mundial eurocêntrica, da convicção de que uns poucos países europeus centrais e ocidentais estavam destinados a conquistar e governar o globo, a euro-megalomania.

Mas outras consequências diretas da conquista e da colonização das Américas ainda estão conosco. Não pertencem a homens famosos nem a governos. Mas transformaram o tecido da vida européia para sempre. E também a de outros continentes. Quando a história econômica, social e cultural do mundo moderno for escrita em termos realistas, a conquista do Sul da Europa feita pelo milho, do Norte e Leste da Europa pela batata, e das duas regiões pelo tabaco, e mais recentemente pela Coca-Cola, parecerá mais proeminente do que o ouro e a prata em nome dos quais as Américas foram subjugadas.

HOBSBAWM, Eric. O velho mundo e o novo: quinhentos anos de Colombo. IN: Pessoas extraordinárias: resistência, rebelião e jazz. São Paulo: Paz e Terra, 1998. p. 405-414.

4 comentários:

João Pedro, 7 ano C disse...

obrigado pelo ótimo ano que tivemos e espero que você tenha um ótimo natal e um ótimo ano novo, passe meus agradecimentos a todos da equipe de professores, por favor, abraço : João Pedro

PS: obrigado por tudo e tenham um ótimo ano, em 2010

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá João Pedro,

Eu é que te agradeço pela colaboração e acertividade de todo o ano. Saiba que é um privilégio ter alunos como você e seus companheiros de turma. Em nome de todos os professores e da coordenação eu expresso aqui nosso agradecimento.
Um professor que eu tive escreveu um livro e me deu um exemplar de presente, a dedicatória foi assim: "Ao bravo Helio". Eu nunca esqueci disso. Ainda não escrevi um livro, mas gostaria de te saudar assim também:

Grande abraço ao bravo João Pedro!

Bom 2010 para você e os seus.

Helio.

Maria Lucia Putini Barsuglia CRP 06/35199-1 disse...

Olá Hélio, tudo bem? Irei sair do Colégio por razões diversas, mas queria te dizer que em meus anos como estudante já tive diversos professores, mas nenhum como você. Quero ainda, se é que isso cabe a mim, me desculpar pelo comportamento repressivo da minha classe. Você é o único professor que eu adoraria ter uma sétima aula no dia, com você história era realista, com olhares críticos sobre questões indiscutíveis dentro daquele colégio. Irei sentir falta de suas aulas. Feliz 2010.

Abraços Renato Barsuglia

Giulia e Verena disse...

oieeee Hélioooo,
tudo bem?
queremos dizer de que detodos os profs de história vc eh o melhor!!:)
Aprender com vc eh mto mais fácil!!
Aposto q esse ano vai ser mto mais legal!
Bjs de suas alunas
Giulia Tartarotti 7ºD
Verena Fredigoto 7ºF