Para os alunos dos 11º anos:
Exercício 1:
• Analise as afirmações abaixo sobre o Iluminismo e assinale
a única
alternativa incorreta.
• a) Muitas das idéias propostas pelos filósofos iluministas
são, hoje,
elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
• b) O pensamento iluminista caracterizou-se pela ênfase
conferida à
razão, entendida como inerente à condição humana.
• c) Diversos pensadores iluministas conferiram uma
importância
central à educação enquanto instrumento promotor da
civilização.
• d) A filosofia iluminista proclamou a liberdade como
direito
incontestável de todo ser humano.
• e) O Iluminismo constituiu-se importante instrumento
político das
monarquias absolutas.
• Alternativa E
• O Iluminismo converteu-se em um instrumento de combate às
monarquias absolutas.
Exercício 2:
• Responder à questão com base nas afirmativas sobre o
Iluminismo, uma revolução
intelectual que se efetivou na Europa, no século XVIII.
• I. As idéias iluministas surgiram como resposta a
problemas concretos enfrentados
pela burguesia, como, por exemplo, a intervenção do Estado
na economia, que
impunha limites à expansão dos negócios empreendidos por
essa camada social.
• II. As bases do pensamento iluminista - o racionalismo, o
liberalismo e o
desenvolvimento do pensamento científico - foram
estabelecidas a partir das idéias de
pensadores do século XVII, como René Descartes, John Locke e
Isaac Newton.
• III. Os iluministas, em suas obras, criticavam os resquícios
feudais, como a servidão,
assim como o regime absolutista e o mercantilismo, que
limitavam o direito à propriedade.
• IV. A filosofia iluminista incentivava a influência da
Igreja Católica sobre a sociedade,
principalmente no âmbito da educação e da cultura, o que
resultou no aumento do
poder político da Igreja, pela emergência da teoria do
direito divino.
• Estão corretas apenas:
• a) I e II.
• b) I e IV.
• c) III e IV.
• d) I, II e III.
• e) II, III e IV.
• Alternativa D
• A proposição é falsa, pois o Iluminismo combatia a
influência da Igreja nos assuntos políticos e educacionais.
Exercício 3:
• Igualdade social, liberdade de pensamento, ação e
soberania popular são manifestações do Iluminismo, que basicamente se caracterizou
como:
• a) Um movimento de retorno aos valores místicos e
transcendentes, anteriores ao Renascimento.
• b) Uma substituição da religião, da tradição e da ordem
absolutista, pelo pensamento racional em prol dos liberalismos político e
econômico.
• c) Uma utopia social fundada na ideologia cristã, base das
correntes humanistas do Ocidente.
• d) Uma reação contrária à sistematização do saber e à
soberania popular.
• e) Um movimento artístico com ênfase na expressão livre da
vontade criadora dos artistas.
• Alternativa B
Exercício 4:
• O Despotismo Esclarecido marcou a atuação de alguns
monarcas europeus no século XVIII, promovendo o progresso de seus povos. A
fórmula política associava:
• a) feudalismo – filosofia iluminista.
• b) absolutismo real – filosofia iluminista.
• c) absolutismo real – democracia.
• d) democracia – socialismo.
• e) absolutismo real – feudalismo.
• Alternativa B
• O Despotismo Esclarecido foi o resultado da tentativa de
alguns reis europeus de combinar o absolutismo com práticas Iluministas.
Abraço!
2 comentários:
Prof° Hélio,
Minha pergunta se refere à República Inglesa(Ditadura Puritana). Pode-se dizer que Cromwell ignorou a palavra República e criou um regime totalitário? Havia ele dissolvido o Parlamento permanentemente, para estes não tivessem feito nada? Por que Ricardo, filho de Cromwell, demitiu-se? Havia alguma pressão sobre ele ou foi bom senso?
Grato,
Matheus Duarte - 11°C
Olá Matheus,
Sim, o governo de Oliver Cromwell foi um regime ditatorial. Ele nomeou doze militares para representá-lo como governadores locais. Seu filho, Richard Cromwell, diante de um ambiente de agitações políticas não aguentou a pressão e renunciou.
Obrigado pela pergunta e um abraço!
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