segunda-feira, 18 de março de 2013

Estudar. Como eu começo?



Olá alunos do Ensino Médio,

Podemos começar este espaço de conversa esquecendo diferenças ligadas a qualquer relação de poder que se queira estabelecer: somos todos estudantes! É muito interessante que possamos preservar em nós essa qualidade que nos coloca no movimento de pensar.

A seguir, relaciono algumas formas de estudar história. Não é nada inovador, mas pode orientar o olhar para que ele esteja atento às informações e reflexões que querem nos escapar.

Vamos lá:

Longe de ser uma disciplina voltada para o passado, sem conexões com o presente, a História tem como pré-requisito fundamental a imersão nas questões que afetam os seres humanos. É a ciência dos seres humanos! Porém, pode ser preciso olhar para o passado para entender como as coisas funcionam nos dias de hoje. Se fizermos isso encontramos uma função para a História que nos é útil e essencial.
Esse olhar para o passado é uma leitura. Ler é mais importante do que qualquer coisa, pois dá valor a palavra e não existe nada fora das palavras. O que não pode ser dito não existe! Ao nos convencermos desta verdade estamos prontos para ler e estudar. Estamos aptos para aprender.


Vamos aos conteúdos, exercitando habilidades importantes como ler e produzir textos:


● Leia os textos separando-os em tópicos. Não tente ler um capítulo inteiro para então decidir o que fazer com ele.


● Produza pequenos textos que signifiquem o que você acabou de ler. No começo pode parecer difícil, mas ao repetir este exercício tudo parecerá mais simples.


● Procure nos textos relações de causa e efeito, identificando as razões que foram determinantes para que os eventos acontecessem de uma forma especifica.


● Ao identificar uma causa você está pronto para escrever um texto explicativo. Isto é, você pode dizer por que algo aconteceu e como aconteceu.


Na maioria das vezes as questões de História vão até aqui. Pedem para você explicar como e por que um processo histórico ocorreu.

Questões mais elaboradas podem solicitar que você relacione eventos distintos, ou ainda podem pedir que você avalie, julgue e analise as posturas e ações daqueles que fizeram a história. Nesses casos pode ser necessário:


● Organizar os fatos históricos, reconhecendo o que é mais relevante.


● A partir do que teve mais importância, é preciso escrever um texto que será uma síntese do que foi lido.


● O resultado nesses casos é uma reorganização que apresenta novas hipóteses, defesas de pontos de vista, argumentos e ideias. Este é um texto de autoria que diz muito do que o aluno aprendeu sobre os conteúdos trabalhados.
Para concluir, lembro que este é um espaço de conversa, de troca de informações e ideias. Se ao tentar aplicar o que você leu aqui surgirem questões, dúvidas ou observações que você queira compartilhar é só escrever...
Abraço!


2 comentários:

Anônimo disse...

Eu diria que ao invés de estudar várias horas seguidas um dia antes das provas,como muitos fazem, o certo é estudar pouco mas todo dia antes de dormir

Helio de Moraes, Professor de história. disse...

Olá Gabriel Stein, sem dúvida adotar um ritmo diário para o estudo é melhor do que ter que enfrentar todo o conteúdo na véspera das avaliações.