"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
---
Fernando Pessoa - "Mar Português"
---
Você sabe o que é o Bojador? Houve um navegador chamado Gil Eanes, português, escudeiro do Infante D. Henrique, que pela primeira vez passou além do cabo Bojador, diminuindo o terror supersticioso que havia em torno dele e, iniciando assim, a época dos grandes Descobrimentos (1434). Fica como tarefa para você descobrir onde fica este tal Bojador. Procure esta informação e a traga para sala de aula. Sobre D. Henrique - “O navegador” - é preciso dizer que ele foi o iniciador do grande ciclo dos descobrimentos portugueses. Possuía temperamento místico, introvertido, toda a sua vida foi dedicada a preparar a grandeza futura das navegações portuguesas. Foi a grande figura da tomada de Ceuta, em 1415, quando o pai o fez cavaleiro e duque de Viseu. A partir daí começou a mandar expedições que iniciaram a exploração da costa da África. Dessa forma, se iniciou o povoamento das ilhas da Madeira, dos Açores e a exploração da costa africana.
---
Os comerciantes europeus se instalaram nos portos do Mediterrâneo Oriental. Havia nesses lugares a proteção dos governos locais. O capital acumulado pelos negócios, muitas vezes resultou na fundação de bancos. E o que antes era uma iniciativa individual dos comerciantes, passou a contar com o apoio do poder público. Os bancos italianos passaram a emprestar dinheiro a juros aos reis, imperadores, príncipes, nobres e outros mercadores. Surgiram também companhias de comércio, como a Companhia das Índias Ocidentais. Esta vai ter grande importância e influência no comércio que vai surgir, posteriormente, no Brasil.
---
Procure saber mais sobre a W.I.C. (Western Indian Company), e crie um pequeno texto sobre ela – você poderia postar o que conseguiu aqui no blog .
---
Abraço, boa semana e bom trabalho!
7 comentários:
helio vc deveria postar mais poemas
Up.
E, afinal, as pesquisas valem nota, vc vai mandá-las na sala de aula?
Gabriel diniz 7ºG
Oi Hélio as pesquisas que você pediu vão valer nota? Além disso eu achei meio confuso a minha pesquisa sobre o W.I.C que em português na minha pesquisa ficou Companhia Neerlandesa das Indias Ocidentais e tem algo haver com economia! Abraço Victor 7°G
Eu,achei os 2 primeiros textos bem gostosos de se ler, pois o texto fez eu refltir sobre como era dificíl navegar na quela epoca porque o sujeito que navegava pelos oceanos estava correndo grandes riscos de morte.
a lição que também está láeu farei para sexta, que é nossa aula.
Luca 7ºb
Oi
Adorei a poesia, já a conhecia,mas foi uma boa ideia colocá-la aqui no blog, acho que isso até nos ajuda a entender melhor a história!
Cíntia 7ºE
Fernando Pessoa é um grande poeta e apesar de já ter lido este muuuuuitas vezes,cada vez que me deparo com ele o vejo de uma forma diferente.é um belo poema sem duvida.
Hélio na aula você pode me explicar melhor o motivo da imagem relacionada com o texto??
Obrigada
Postar um comentário