domingo, 23 de agosto de 2009

Portugal e o Pessoa



"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!



Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu."
---
Fernando Pessoa - "Mar Português"


---
Você sabe o que é o Bojador? Houve um navegador chamado Gil Eanes, português, escudeiro do Infante D. Henrique, que pela primeira vez passou além do cabo Bojador, diminuindo o terror supersticioso que havia em torno dele e, iniciando assim, a época dos grandes Descobrimentos (1434). Fica como tarefa para você descobrir onde fica este tal Bojador. Procure esta informação e a traga para sala de aula. Sobre D. Henrique - “O navegador” - é preciso dizer que ele foi o iniciador do grande ciclo dos descobrimentos portugueses. Possuía temperamento místico, introvertido, toda a sua vida foi dedicada a preparar a grandeza futura das navegações portuguesas. Foi a grande figura da tomada de Ceuta, em 1415, quando o pai o fez cavaleiro e duque de Viseu. A partir daí começou a mandar expedições que iniciaram a exploração da costa da África. Dessa forma, se iniciou o povoamento das ilhas da Madeira, dos Açores e a exploração da costa africana.
---
Os comerciantes europeus se instalaram nos portos do Mediterrâneo Oriental. Havia nesses lugares a proteção dos governos locais. O capital acumulado pelos negócios, muitas vezes resultou na fundação de bancos. E o que antes era uma iniciativa individual dos comerciantes, passou a contar com o apoio do poder público. Os bancos italianos passaram a emprestar dinheiro a juros aos reis, imperadores, príncipes, nobres e outros mercadores. Surgiram também companhias de comércio, como a Companhia das Índias Ocidentais. Esta vai ter grande importância e influência no comércio que vai surgir, posteriormente, no Brasil.
---
Procure saber mais sobre a W.I.C. (Western Indian Company), e crie um pequeno texto sobre ela – você poderia postar o que conseguiu aqui no blog .
---


Abraço, boa semana e bom trabalho!

7 comentários:

yasmim 7 ano D disse...

helio vc deveria postar mais poemas

Gabriel Diniz 7ºG disse...

Up.

E, afinal, as pesquisas valem nota, vc vai mandá-las na sala de aula?

Gabriel diniz 7ºG

VZB97 disse...

Oi Hélio as pesquisas que você pediu vão valer nota? Além disso eu achei meio confuso a minha pesquisa sobre o W.I.C que em português na minha pesquisa ficou Companhia Neerlandesa das Indias Ocidentais e tem algo haver com economia! Abraço Victor 7°G

Unknown disse...

Eu,achei os 2 primeiros textos bem gostosos de se ler, pois o texto fez eu refltir sobre como era dificíl navegar na quela epoca porque o sujeito que navegava pelos oceanos estava correndo grandes riscos de morte.
a lição que também está láeu farei para sexta, que é nossa aula.


Luca 7ºb

Cíntia 7 º E disse...

Oi
Adorei a poesia, já a conhecia,mas foi uma boa ideia colocá-la aqui no blog, acho que isso até nos ajuda a entender melhor a história!
Cíntia 7ºE

Anônimo disse...

Fernando Pessoa é um grande poeta e apesar de já ter lido este muuuuuitas vezes,cada vez que me deparo com ele o vejo de uma forma diferente.é um belo poema sem duvida.

Unknown disse...

Hélio na aula você pode me explicar melhor o motivo da imagem relacionada com o texto??
Obrigada