- A melhor forma de estudar é exercitando habilidades importantes como ler e produzir textos:
● Leia os textos separando-os em tópicos. Não tente ler um capítulo inteiro para então decidir o que fazer com ele.
● Produza pequenos textos que signifiquem o que você acabou de ler. No começo pode parecer difícil, mas ao repetir este exercício tudo parecerá mais simples.
● Procure nos textos relações de causa e efeito, identificando as razões que foram determinantes para que os eventos acontecessem de uma forma especifica.
● Ao identificar uma causa você está pronto para escrever um texto explicativo. Isto é, você pode dizer por que algo aconteceu e como aconteceu.
- Na maioria das vezes as questões de História vão até aqui - pedem para você explicar como e por que um processo histórico ocorreu. Questões mais elaboradas podem solicitar que você relacione eventos distintos, ou ainda podem pedir que você avalie, julgue e analise as posturas e ações daqueles que fizeram a história. Nesses casos pode ser necessário:
● Organizar os fatos históricos, reconhecendo o que é mais relevante.
● A partir do que teve mais importância, é preciso escrever um texto que será uma síntese do que foi lido.
● O resultado nesses casos é uma reorganização que apresenta novas hipóteses, defesas de pontos de vista, argumentos e ideias. Este é um texto de autoria que diz muito do que o aluno aprendeu sobre os conteúdos trabalhados.
Conteúdos específicos:
- 12º ano: final da Segunda Guerra Mundial e a fundação da ONU; o Pós-Segunda Guerra no Oriente Médio (questão árabe-israelense - texto entregue em aula); o período liberal democrático do Brasil (1945-1964);
- 11º ano: transferência da corte portuguesa ao Brasil; o Congresso de Viena; período joanino e a independência; construção do Estado brasileiro (esquemas de lousa sobre o tema);
- 10º ano: os árabes e o Islã; movimento cruzadista; renascimento comercial; monarquias centralizadas da Europa; formação dos Estados Nacionais Modernos;
Bom trabalho!
Prof. Helio Moraes.