Escrevo para orientar o olhar de vocês sobre o que estudar para a avaliação P4. Seguem abaixo os conteúdos, separados por série, e algumas localizações sobre o entendimento que vocês devem ter sobre os conteúdos, intervalos de páginas no livro didático e materiais de apoio que precisam ser relidos.
Todos os conteúdos foram abordados em todas as turmas. Como de costume, vocês podem esperar uma avaliação honesta e sem pegadinhas. Do meu ponto de vista, a avaliação é mais um momento no qual o aprendizado pode ocorrer.
Boa leitura!
10º ano
- formação e expansão do Estado Árabe; características da religião
muçulmana: entender a formação do Estado árabe, as características da religião
islâmica e o processo de expansão dos árabes após a morte de Maomé;
- feudalismo: Caracterizar o feudalismo destacando as dinastias:
merovíngia e carolíngia; é importante marcar a questão da aliança entre os
francos e a Igreja Católica, na formação de uma cristandade ocidental na
Europa; examinar a criação dos cargos administrativos, por parte de Carlos
Magno, que vão dar origem à nobreza feudal;
- o movimento das Cruzadas: Identificar suas características e
conseqüências; discutir as Cruzadas como um movimento imperialista da Igreja
Católica;
- O renascimento comercial europeu: pág. 194-197.
- Economia, sociedade e cultura medieval: capítulo 8 do livro
pág.201-206.
- Texto escrito pelo professor, entregue e trabalhado em aula: Crise do
feudalismo nos séculos XIV e XV;
11º ano
- A Revolução Industrial Inglesa:
- Entender como se processou a Primeira Revolução Industrial e sua
importância na consolidação do modo de produção capitalista;
- O Iluminismo:
- Caracterizar o Iluminismo como forma de reflexão sobre as questões
inerentes ao homem e às sociedades;
- Entender o liberalismo econômico e como ele se contrapõe ao
mercantilismo;
- Estudar o conteúdo no livro e retomar a “Atividade sobre o
Iluminismo: teoria para orientar a prática”, material de apoio entregue em
aula;
- Transferência da corte portuguesa (1808):
- rever esquema de aula;
- D. João VI no Brasil: rever esquema de aula;
- Capítulo 21: Rio de Janeiro, sede da monarquia portuguesa (1808-1821) –
pág. 420; Revolução Haitiana – pág. 423; Congresso de Viena – pág. 425/426;
Revolução Pernambucana – pág. 433.
12º ano
- Oriente Médio e Norte da África no pós Segunda Guerra: analisar a
questão do Oriente Médio e Norte da África no pós Segunda Guerra: Egito,
Israel, Argélia e Irã – reler complemento teórico entregue em aula;
- Revolução Cubana: entender a Revolução Cubana de 1959 no contexto da
Guerra Fria – pág. 707-709 do livro didático;
- O chamado Período Democrático no Brasil: 1945-1964:
● Governo Eurico Gaspar Dutra;
● O segundo governo de Getúlio Vargas;
● O governo de Juscelino Kubitschek;
● Os governos Jânio Quadros e João Goulart.
- O golpe militar de 1964 no Brasil: a construção da ditadura; rever
esquemas de aula; estudar pelo livro didático: pág. 735-744;
- O governo militar:
- Governo Castelo Branco: rever esquemas de aula;
- Governo Costa e Silva: rever esquemas de aula até o AI-5;
Abraço,
Helio Moraes.
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