Difícil enxergar a estrada? Ela se confunde com o horizonte que não há? É uma questão de olhar para ver? Ou será que, antes de a trilharmos, a estrada não exista mesmo? Se não há caminhos, talvez os devêssemos construir...
Salve alunada!
Salve alunada!
Este é um espaço para bons encontros e, até agora, o blogueiro aqui esteve aguardando o momento de um bom começo. Mas o momento ideal não existe. Não existe justamente por que é um ideal. Portanto, decidi pelo momento presente que, afinal, é o que temos. Já que o passado, assim como o futuro, não nos é acessível. Li uma vez que temos apenas uma sucessão de momentos presentes. Acredito nisso.
Para este bom começo com os alunos de 2010, escolhi um mestre querido de muitos alunos da USP, que faziam filas para conseguir uma vaga em seu curso de história. Falo do historiador Nicolau Sevcenko e trago, para este nosso encontro, um trecho do livro “O Renascimento” para abrir nossa discussão sobre a passagem da Idade Média para a Moderna:
Para este bom começo com os alunos de 2010, escolhi um mestre querido de muitos alunos da USP, que faziam filas para conseguir uma vaga em seu curso de história. Falo do historiador Nicolau Sevcenko e trago, para este nosso encontro, um trecho do livro “O Renascimento” para abrir nossa discussão sobre a passagem da Idade Média para a Moderna:
“No período entre os séculos XI e XIV, o Ocidente Europeu assistiu a um processo de ressurgimento do comércio e das cidades. O estabelecimento de contatos constantes e cada vez mais intensos com o Oriente, inicialmente através das Cruzadas e em seguida pela fixação ali de feitorias comerciais permanentes, garantiu um fluxo contínuo de produtos, especiarias e sobretudo um estilo de vida novo para a Europa. A criação desse eixo comercial, reforçada pelo crescimento demográfico, pelo desenvolvimento da tecnologia agrícola e pelo aumento da produção nos campos europeus, dava origem a novas condições que tendiam a progressivamente, em conjunto com outros fatores estruturais internos, dissolver o sistema feudal que prevalecera até então.”
(SEVCENKO, Nicolau. “O Renascimento”. São Paulo: Atual, 1994)
Agora você pode, se quiser, comentar o que leu ou então responder a questão “O que é o sistema feudal que o professor Nicolau se referiu no texto?” Assim, podemos abrir um novo canal de comunicação entre nós todos do sétimo ano, com o objetivo de dar sentido ao que discutimos em sala de aula. Lembre que, de alguma maneira, esta é mais uma forma de se apropriar do conhecimento e este, é o que realmente interessa na sua vida de aluno-estudante.
Abraço,
Helio de Moraes.
Helio de Moraes.
12 comentários:
Gostei muito do trecho, só queria saber de alguns outros livros dele sobre a história antiga, e tenho uma pergunta: Demorou o para o feudalismo se desmontar, ou foi mais rápido? e como você consegue ficar no computador as 23:30 escrevendo texto pra aluno?
Assustada, Ângela Nunes-7ºano B
Oi hélio amei seus textos! confesso é o primeiro professor que tem o próprio blog!passa seu endereço de blog e seu e-mail!
Hélio vc é fora de série!
Abraço Stella 7 A
O sistema Feudal foi uma forma de organização econômica,social e política com base na terra,diz o autor.
Eu gostaria de comentar também que eu gostei do seu blog e gostaria d te dar uns Parabéns!
Nathália Martins-7ºF
Hélio,
muito interessante essa ideia de ter um blog para os alunos poderem refeletir um pouco mais sobre historia.
é uma forma divertida de aprender !
nao tive duvidas quanto ao assunto do texto, tanto porque ele ja foi comentado em classe.
gostaria de ver mais postagens para revisarmos o que aprendemos.
amanda ferrari 7F
Oi Hélio, vi o vídeo de sua banda tocando Sweet Child o'mine no Salvador Dali.Vocês tocam muito bem!!!!!!!!!!!!!!!A sensação de ver um professor cantando é muito estranha, mas gostei bastante.(Inclusive adoro Guns n' Roses)
Gustavo Campioti 7ºD
Oi Hélio,
Gostei muito da ideia de interação com os alunos, pela internet, em casa, achei o ultimo texto postado super interessante, e com certeza voltarei aqui para tomar novos conhecimentos fora da sala de aula. !
beeeeeeeeeeeeijos Clara do setimo E ~
Oie Hélioooooo
vc sabe se esse livro tem na biblioteca?????
Eh q eu to meio boiando na matéria....(envergonhada)
Parabéns pelo blog ele é D+
Beijos
Giulia Tartarotti 7ºD
Hélio cara , teu blog tá D+ velho !
Eu to precisando estudar e preciso
de informações sobre o Império de Mali e o Reino do Congo !
Heavy metal cara ! Te vejo no show do Aerosmith !
Rafael Fernandes da Silva 7°C
Oi Hélho você escreveu o que disse em aula,isso é bem interessante para quem tem dificuldade nessa matéria.Gostei muito do que escreveu!
Bjs Sofi Cajado 7ºA
Hélio,
Primeiramente gostaria de parabelizá-lo por essa ideia de se comunicar com os alunos virtualmente também além das aulas !!
Além disso respondendo sua questão gostaria de falar que sistema feudal seria o que nós aprendemos : que com as invasões dos bárbaros a população fugiu para o campo onde desapareceu o comércio e todas aquelas características e posteriormente nós estamos aprendendo e acho que seria o desfecho desse sistema que é a decadÊncia do feudalismo !!
Oi, seu blog está realmente facilitando na aprendizagem dos alunos, está muito legal!
Postar um comentário