domingo, 8 de novembro de 2009

Prova da UNESP traz questões que você pode resolver!

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) aplicou neste domingo (8) a prova da primeira fase de seu vestibular 2010. O curso e colégio Objetivo elaborou a correção comentada do exame, que foi encerrada às 22h03.

Resolvi postar duas questões aqui, para você ver como o bicho que parece que tem sete cabeças, só tem oito! Brincadeira...

Agora falando sério: leia estas questões e veja como é bem possível resolvê-las a partir do conteúdo que estudamos no nosso curso de história.

(UNESP-2010) A propósito da expansão marítimo-comercial européia dos séculos XV e XVI pode-se afirmar que:

(A) a igreja católica foi contrária a expansão e não participou da colonização das novas terras.
(B) os altos custos das navegações empobreceram a burguesia mercantil dos países ibéricos.
(C) a centralização política fortaleceu-se com o descobrimento das novas terras.
(D) os europeus pretendiam absorver os princípios religiosos dos povos americanos.
(E) os descobrimentos intensificaram o comércio das especiarias no mar mediterrâneo.

Resolução: O grande desenvolvimento do comércio resultante da expansão marítima européia permitiu aos reis aumentarem sua arrecadação de tributos, permitindo-lhes fortalecer o próprio poder e consolidar o absolutismo. (C)

(UNESP-2010)

(...) como puder, direi algumas coisas das que vi, que , ainda que mal ditas, bem sei que serão de tanta admiração que não se poderão crer, porque os que cá com nossos próprios olhos as vemos não as podemos com o entendimento compreender.

(Hernán Cortés. Cartas de Relación de la Conquista de Mexico, escrituras de 1519 a 1526.)

O processo de conquista do México por Cortés estendeu-se de 1519 a 1521. A passagem acima manifesta a reação de Hernán Cortés diante das maravilhas de Tenochtitlán, capital da Confederação Mexica. A reação dos europeus face ao novo mundo teve, no entanto, muitos aspectos, compondo admiração com estranhamento e repúdio. Tal fato decorre:

(A) do desinteresse dos conquistadores pelas riquezas dos Astecas.
(B) do desconhecimento pelos europeus das línguas dos índios.
(C) do encontro de padrões culturais diferentes.
(D) das semelhanças culturais existentes entre os povos do mundo.
(E) do espírito guerreiro e aventureiro das nações européias.

Resolução: A conquista dos impérios pré-colombianos pelos espanhóis significou, entre outros aspectos, um choque de civilizações que pouco tinham em comum – o que resultou no esmagamento de uma pela outra. (C)

4 comentários:

Carol disse...

Hélio adorei a ideia de postar algumas das perguntas da prova da UNESP, afinal é o conteúdo que estudamos.
Um beijo Carolina
7 ano A

Gabriel Diniz, 7° G disse...

Hélio, é até interessante perceber que faríamos no minimo 2 pontos no vestibular (e ainda tem gente que zera...), a dificuldade que acho que há para responder essas questões sãop duas, a primeira é que o tenpo é grande inimigo, e mesmo revisando-se, você esquece, e outro é a interpretação em si,. pois se ve q a pergunta e a respon]sta mesmo nunca é tão ec]xplícita, e sempre há duas parecidas, a correta e uma quase, e o fato que diferencia o primeiro e o ultimo que entrou (além dos pontos...) é a capacidade de inter´pretar o que foi dito pela questão e achar o óbvio, que alunos do sétimo conseguiriam fazer.Além do mais podemos contar com o fator Stress, pois ao fazer uma prova que se você passar pode estudar na 3ª melhor universidade de São Paulo, cursando o rumo de sua vida no que deseja, é muito grande o mesmo, dando branco na hora de fazê-la ( a pergunta)

Gabriel A. S. Diniz, 7° G

Anônimo disse...

Helio, acho interessante voce postar no blog essas perguntas porque, assim, os alunos podem notar que o conteudo que aprendemos hoje sera muito util no futuro. Bjs, Giovanna Ferrari

Anônimo disse...

Hélio gostei muito da sua ideia de postar algumas das perguntas da prova da UNESP, afinal é o conteúdo que estudamos.
Um beijo, Gabrielle
7ºano A