Os italianos tinham a tradição. Eram navegadores há muito tempo, seus pilotos e mapas eram muito respeitados. Mas os portugueses e espanhóis é que foram "empurrados" em direção ao Atlântico.
O caso de Portugal é emblemático: expandiu-se devido à pobreza agrícola! Na agricultura vivia apenas da produção de vinho e azeitonas, isto porque não havia muito mais o que fazer em suas terras pouco férteis.
Havia, além da produção de sal e a pesca, uma nobreza persistente, ambiciosa e ávida por uma solução para a falta de terras. O comércio com as Índias transformou-se no alicerce da economia do Estado Moderno português. As dificuldades para manter este comércio, desde a tomada de Constantinopla pelos turcos, era um problema de difícil solução.
A saída foi então o Atlântico e as aventuras marítimas...
Do que você leu e estudou até aqui, é possível se aventurar e nos dar mais alguma informação sobre as Grandes Navegações?
domingo, 9 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Oi Hélio, é a Amanda do 7ºB.
Qual é o nome do filme que nós vimos em classe nos últimos dias de aula?
É que eu não fui para a escola na última semana, então vou alugar o filme para fazer o relatório...
Fico aguardando sua ajuda.
Pode enviar no email: amandapmoreno@gmail.com.
Obrigada!
Tudo bem Amanda, já enviei as informações no seu e-mail. Mas você poderia ter dito uma linhazinha sobre o post em questão, não acha?
Assim vou desconfiar que você não gosta da minha escrita...
Abraço,
Helio.
Hélio, o relatorio esclareceu bem a coisas, mas mesmo assim tenho uma curiosidade: Alguns dizem que Cristovão Colombo quando resolveu dar a volta pelo globo, já tinha em mente que haveria um continente a ser descoberto, você acha que isso pode ter sido possivel?
Abraço Renato Barsuglia 7ano F
Hélio , concordo com o Renato . Alguns realmente dizem que Colombo já sabia que havia um continente a ser descoberto . Isso é verdade ? aah , e por que os caras que fizeram história, todos tem nomes estrambolicos , ou estranhos ?
por favor me mande a resposta no meu e-mail : marina_moraes1997@hotmail.com
Obrigada!
Beijos
Olá Hélio, muito interessante saber que o que moveu os portugueses à exploração marítma continental foi o fato da pobreza q jazia das terras dos mesmos, e não simplesmente o interesse de estarem "saindo para pescar".
Se eu entendi bem, as outras nações que dominavam já haviam até um bom suporte monetário, mais não se contiam com apenas aquilo, tirando de quem realmente precisava!! Para ver como a situação de hoje vem de tempos e tempos atrás!!!
Gabriel Diniz, 7ºG
Postar um comentário