segunda-feira, 2 de junho de 2008

Texto da aluna Ana Carolina Davoli: “A grande revolta”.

O monge Martinho Lutero não concordava com alguns pontos da Igreja. Ele elaborou 95 teses denunciando suas irregularidades.
O movimento de reformas religiosas teve início no Sacro Império Romano Germânico. Entre os séculos XIV e XVI, o imperador costumava se proclamar “chefe de todos os cristãos”. Contudo, sua autoridade era restrita, pois os príncipes e bispos controlavam o poder local.
Lutero acreditava que poderia existir um mundo onde todos tivessem os mesmos direitos e condições; onde as pessoas pudessem participar dos cultos e fazer suas próprias leituras;
Muitos religiosos viviam no luxo e exploravam as crenças dos fiéis. Vendiam relíquias e indulgências com a promessa de diminuir o tempo de permanência das pessoas no purgatório.
Lutero sabia que a Igreja podia melhorar e acreditava nela.
A Reforma Católica é um movimento de reação ao protestantismo. Ela precisava auto-reformar-se ou não sobreviveria. Para isso fizeram o Concílio de Trento, com a intenção de manter certo poder sobre os católicos.

Depois de ler o texto da Ana Carolina Davoli, do sétimo “D”, escolha uma das expressões em negrito e deixe um comentário aqui no blog. É uma boa chance de mostrar que você não vai à escola só para fazer amigos!

39 comentários:

Anônimo disse...

"participar dos cultos e fazer suas próprias leituras"

Pois é, eu me lembro nas aulas, que antigamnte a bíblia era escrita em latim, e as pessoas não tinham acesso a ela. Um tempo depois lutero traduziu-a para o alemão para que todos pudessem tomar suas próprias conclusões...

Monique Costa, 7º F

Anônimo disse...

"Vendiam relíquias e indulgências"

Na minha opinião Lutero tinha toda razão para se revoltar ou ir contra a sua igreja, que era a Igreja Católica. Uma das atitudes da igreja que Lutero era contra eram as indulgências, ou seja, a igreja vendia licença para quem quisesse pecar. Então quem tinha dinheiro para pagar as indulgências teriam o direito de pecar? Pelo jeito até hoje algumas coisas não mudaram na Igreja Católica, pois Lutero não se conformava com tanta demonstração de riqueza...

Daniela J. Silva
7ºF

Anônimo disse...

PROTESTANTISMO

Essa religião se expandiu por todo o mundo e hoje em dia em qualquer lugar que você vá, poderá encontrar protestantes. Para mim, isso já era algo explícito, mas não conhecia alguns detalhes da religião. Depois de conhecer um pouco Lutero e outros líderes da Reforma, vi que o que eles realmente queriam era consertar os erros da Igreja Católica e "expor" a religião ao conhecimento de todos. Por isso, apesar de não ser protestante, apoio a religião.

Shaya Lambert 7ºD

Anônimo disse...

Lutero acreditava que poderia existir um mundo onde todos tivessem os mesmos direitos e condições; onde as pessoas pudessem *participar dos cultos e fazer suas próprias leituras*;
Muitos religiosos viviam no luxo e exploravam as crenças dos fiéis. *Vendiam relíquias e indulgências* com a promessa de diminuir o tempo de permanência das pessoas no purgatório.

_____________________________________

1ª "participar dos cultos e fazer suas próprias leituras"

Antes de Lutero, a Bíblia era escrita em latim, língua que o povo desconhecia, cabia aos monges copistas a interpretação e a copia (=P) do livro sagrado, esta interpretação era o ponto de vista destes monges, era contra isto que Lutero lutava, ele queria que a missa fosse rezada em Alemão (para que o povo é que fizesse a sua própria interpretação) e a tradução da Bíblia para o Alemão, o que ele mesmo fez.

____
2ª "Vendiam relíquias e indulgências"

" Dos 12 discípulos, 18 estão enterrados na Espanha"

Esta é uma frase do personagem de Lutero no filme, quando ele fala da vendia de relíquias e indulgências, as relíquias são alguns "objetos sagrados", como os pregos da cruz de Jesus, pedaços de ossos de santos...
Estas relíquias são "milagrosamente" multiplicadas (XD) e vendidas por preços muito altos.
As indulgências são certificados que reduzem a sua pena no purgatório, para obte-las você deveria pagar a igreja certa quantia, Lutero dizia "porque não vender as indulgencias por amor, e não por dinheiro???"
__

Estes dois items são algumas das teses de Lutero e que o leva a "fundar" o Protestantismo

Anônimo disse...

Ops!!


Roberta Stoppe-nº 29-7º D

windows disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
windows disse...

PROTESTANTISMO

No século XVI houve uma divisão na Igreja Católica Romana que ficou conhecida como Reforma. Essa divisão deu origem às Igrejas Protestantes.
Durante às aulas de História pude perceber que essa religião é muito importante pois com ela muitos se sentiram livres para denunciar irregularidades da Igreja. O monge agostiniano Martinho Lutero, foi o primeiro a denunciar essas irregularidades publicamente. Ele fixou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittemberg, em 1517. Pensando sempre na melhora, foi por sua causa e por outros protestantes que hoje todos possam participar dos cultos religiosos.

Bianca Navarro Fernandes, 7°D.

Anônimo disse...

''Vendiam relíquias e indulgências ''

Coneçaremos pensando em que o que o clero queria era obter lucros as custas do povo. Como estes não tinham acesso as informações originais da Bíblia; tempos depois traduzida por Lutero, acreditvam que que a posse de relíquias e passaportes, diminuiriam o tempode de suas almas no purgatório.
O que Lutero pensava, é que não era a posse destes tais objetos que te levaria a alcançar a paz do cêu; mas sim a pessoa que você era se relacionando co os outros, com Deus, sua caridade, respeito, bondade... Seguindo o pensamento de Lutero, começaram a surgir as Igrejas protestantes.
Nos tempos atuais, podemos comparar com o passado, contando com certas alterações. O Padre não vende Indulgências, nem relíquias, pois ''rouba'' dinheira do povo.


Fernanda Sampaio, 7ºF, nº5

Anônimo disse...

Consílio de trento:
Dentre as principais medidas que a Igreja católica proclamou ao longo do tempo posso citar algumas como:a companhia de Jesus, responsáve por levar a fé católica aos povos pagãos. A Igreja se reune no CONCÍLIO DE TRENTO e reafirma seus dógmas...
Alguns pontos importantes que foram realizados no Concílio de trento:
1:Busca de um maior esclarecimento da doutrina católica;
2:Redação de um catecismo;
3:Reafirmação do celibato, da veneração aos santos e da Virgem Maria;
4:Manutenção do latim como língua do culto e tradução oficial das Sagradas Escrituras;
5:Criação do Índex, lista de livros proibidos aos católicos...

Anônimo disse...

Esqueci de dizer que:
as orientações do concilio de trento foram realizadas pelos católicos do mundo durante 400 anos.

Anônimo disse...

''participar dos cultos e fazer suas próprias leituras;''

Muitas pessoas não tinham acesso a bíblia escrita em latim. Lutero achava isso errado pois empedia as pessoas de pensar e de tomar suas conclusões. Lutero acreditava que poderia existir um mundo onde todos tivessem os mesmos direitos e condições.
Então Lutero traduziu-a para o alemão.

Luisa Helena, 7º F

Unknown disse...

"Suas irregularidades"

No século XVI, aconteceu uma divisão na Igreja Católica Romana que ficou conhecida como Reforma.
Lutero constituiu 95 teses diflamando as irregularidades da Igreja. As mais conhecidas seriam:
- A riqueza material e afastamento da vida espiritual;
- Simonia: comercialização de coisas sagradas como cargos eclesiásticos e cobrança por sacramentos e objetos;
- Comércio de indulgências: doculmentos assinados pelo papa, que absolviam o comprador de alguns pecados cometidos, diminuindo o tempo de suas penas no purgátorio, era uma comércio que visava a salvação.
- Com a imprensa de tipos móveis de Gutenberg, ficou menos difícil divulgar idéias.
Lutero decidiu traduzir a Bíblia do Latim para o Alemão.
- Ele aprofunda reflexão sobre a autoria cristã, estabelecendo os príncipios de uma nova religião.
Lutero queria constituir em sua nova religião esses aspectos:
- Substituir o latim pelo alemão nos cultos religiosos (para que o povo pudesse acompanhar a leitura. Pois naquela época apenas o clero, reis e padres sabiam ler).
- Preservação de apenas dois sacramentos:batismo e eucaristia;
- Centralização do culto na leitura e interpretação das escrituras pelos próprios fiéis;
- Rejeição da hierarquia religiosa e do celibate obrigatório dos sacerdotes;


Verônica Navarro Pinedo 7ºD

Anônimo disse...

Vendiam Relíquias e indulgências
Lutero era contra esse tipo de comércio. Documentos assinados pelo papa, que absolviam o comprador de alguns pecados cometidos, diminuindo o tempo de sua pena no purgatório,era um comércio que visava a salvação.
Para mim eles deixavam as pessoas com esperança, até satisfeitas por isso, mas era mentira.
Como no caso da menina do filme, onde o homem promete que ela pode voltar a andar, a moça gasta dinheiro em uma coisa que não é real,a moça mal tem dinheiro para viver bem.
A igreja também comerciava relíquias como pedaços de líders religiosos ou santos.Mais uma mentira para que se aproveitem dos sem esperança,desesperados.

Maria Laura 7ºano D

Anônimo disse...

"Vendiam relíquias e indulgências"

Os membros do clero se aproveitavam de seus fiéis, vendendo a eles relíquias e indulgências. Como relíquias eles vendiam restos de santos e outros objetos sagrados. Como indulgências, eles diziam por exemplo que para que um parente falecido de algum fiel saísse do purgatório, este teria que pagar uma certa quantidade de dinheiro a Igreja e teria que fazer várias orações.
Em minha opnião, o clero estava se aproveitando dos fiéis, pois esses acreditavam que a Igreja comandava tudo e que se não se pagasse a ela o que esta pedia, algo ruim aconteceria a eles.

Anônimo disse...

Esqueci de colocar o meu nome... esse ultimo comentarioo foi feito por: Isabella Barragan Rached-n°16-7°C.

Anônimo disse...

"Vendiam relíquias e indulgências"

Martinho Lutero iniciou a chamada revolta protestante pois pensava que o povo deveria ter acesso a biblia e dela fazer sua propria interpretação. Lutero era contra também a venda de reliquias e indulgencias.
Nesta época, a igreja preocupava-se mais com questões politicas e economicas do que religiosas. Usavam o povo e a fé deles para lucrar; faziam eles acreditarem que poderiam pecar, pagar e assim ir para o céu. Não se importavam com o carater da pessoa, mesmo se fosse alguem que ja fez muito mal aos outros, se tivesse dinheiro, para ele tudo daria certo.
Martinho, pelo ao contrario, dava importancia a moralidade e pregava que quem fizesse o bem iria para o céu, e nao quem pagasse.
Como a Shaya, nao sou protestante, mas independente disso, apoio a religiao.

Camila S. de Oliveira, nº12, 7ºD

Anônimo disse...

"Vendiam relíquias e indulgências"

A igrja para conseguir ganhar dinheiro as custas dos fiéis, vendiam as indulgências que pelo que os monges diziam diminuia o seu tempo, ou o tempo de algum familiar seu no purgatório.
As relíquias eram tambem outro jeito da iagreja ganhar dinheiro em cima dos fiéis, eles vendiam partes do corpo ou amuletos de santos,e esses amuletos eram considerados sagrados.Mas se fossem realmente sagrados deveriam ser vendidos a qualquer pessoa que tivesse dinheiro??
Caio A. Carvalho - 7ºD nº10

Anônimo disse...

Hélio desculpa na primeira linha do meu texto eu escrevi igrja nâo era isso q eu queria escrever eu queria escrever igreja.
Caio A. 7ºD

Anônimo disse...

O Protestantismo

A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana e levou subsequentemente ao estabelecimento do Protestantismo.
Esse movimento resultou na divisão da Igreja do Ocidente entre os "católicos romanos" de um lado e os "reformados" ou "protestantes" de outro, entre esses, surgiram varias igrejas, das quais se destacam o Luteranismo de Martinho Lutero, as igrejas reformadas e os Anabaptistas. A Reforma teve intuito moralizador, colocando em plano de destaque a moral do indivíduo conhecedor agora dos textos religiosos, após séculos em que estes eram o domínio privilegiado dos membros da hierarquia eclesiástica.

Diego Bastos, 7°D

bruno disse...

'vendiam reliquias e indugencias'

Essa pratica era muito comum na época e era o unico jeito da igreja enganar as pessoas e arrecadar dinheiro para manter o luxo dos padres.



Bruno Mauro 7ºF

Anônimo disse...

vc eh o louis

bruno disse...

"vendiam relíquias e indulgências"

O comércio de indulgências e relíquias foi o assunto de uma das 95 teses que Lutero pregou.




Leonardo N.7°f

Anônimo disse...

"...suas irregularidades..."

Achamos que Lutero pregou as 95 teses na Catedral de Wittenberg porque ele não achava certo algumas atitudes da igreja, como o comércio indugências e relíquias. Ele achava que a igreja estava apenas visando obter lucro. Nós pensamos que a igreja era tão poderosa na idade média, que o poder subiu a cabeça...

Monique e Luisa Helena 7°F

Anônimo disse...

"...suas irregularidades..."

O monge agostiniano Martinho Lutero, elaborou 95teses onde fixou-as na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Nelas, ele denunciava publicamente as irregularidades da Igreja, como por exemplo:

- comércio de indulgências: um documento assinados pelo papa, que absolviam o comprador de alguns pecados, diminuindo o tempo de pena no purgatório, era um comércio que visava á salvação

- comércio de relíquias....

Luisa Helena 7ºF

Diego disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

"venda de indulgencias"
Lutero se revoltou contra a igreja com toda a razão.Não era certo o que eles faziam com os fieis, dizendo que se pagassem uma taxa iriam para o ceu, ou perderiam 500 anos do purgatorio.Lutero afirmava que a pessoa que realmente iria para o ceu era a que tinha fe em deus.

Anônimo disse...

"Vendiam relíquias e indulgências "

a igreja catolica vendia relíquias e indulgências dizendo que quem comprasse iria diminuir o tempo do seu parente no purgatorio.
Lutero acabou com esta crença falsa.

Matheus Pinho, 7• F, n• 21

Anônimo disse...

"Suas irregularidades"
Quando Lutero pregou as 95 teses nas portas do castelo de Witteberg, em 1517, dizia claramente todas as irregularidades da Igreja Católica:
-A riqueza material e afastamento da vida espiritual.
-O comércio de indulgências: documentos assinados pelo papa.Era um comécio que visava a salvação.
-O comércio de relíquias.
-A simonia: comrcialização de coisas sagradas.

Barbara Hansing-nº6-7ºD

Anônimo disse...

"suas irregularidades"

Foi o que você disse na aula, Lutero elaborou cinco teses e fixou - as na porta da Igreja do Castelo de Wittemberg, em 1517. Nelas, ele denunciava publicamente irregularidades da Igreja como por exemplo:
- A riqueza material e afastamento da vida espiritual;
- O comércio da ildulgências: documentos assinados palo papa, que absolviam o purgatório, era um comércio que visava à salvaçâo;
- O comércio de relíquias;
- A simonia: comercialização de coisas sagradas como cargos eclesiásticos e cobrança por sacramentos e objetos.

Com a imprensa de tipos movéis de Gutenberg, ficou menos difícil divulgar idéias e Lutero traduziu a Bíblia do Latim para o Alemão.

Larissa A. Miranda N° 18 7°Ano E

Anônimo disse...

"Venda de indulgências"

Na minha opinião lutero estava certo em se revoltar contra a igreja ,pois não era certo o que eles faziam contra os fieis dizendo que se comprar uma induldência diminui o seu tempo no purgatório.
Para ficar pouco tempo no purgatório era muito fácil: acreditar em Deus,e ser uma pessoa honesta...

Vitória Capella n°:33 7°:D

Anônimo disse...

Hélio
No meu "texto" eu escrevi errado, eu escrevi 5 teses e era 95 teses.

Larissa A. Miranda

Anônimo disse...

Vendiam relíquias e indulgências...

A prática de vender relíquias e indulgências naquela época era o único geito de se "arrancar" o dinheiro dos fiéis, para manter o padre em condições de luxo. Se os fiéis soubessem que era para manter as condições de luxo do padre nunca dariam dinheiro, então foram enganados, pois eles eram de famílias pobres ou não tão ricas.

Ou seja, os fiéis eram enganados para dar dinheiro ao padre. Eles ou enganavam vendendo relíquias e indulgências.

Victória Lobo Beiro - nº 31 - 7ºF

Anônimo disse...

"Vendiam relíquias e indulgências":
Lutero teve muita razão em denunciar essa irregularidade, pois o comércio de indulgências não levava a lugar nenhum, apenas mentia para as pessoas dizendo que elas iriam perder anos no purgatório e ir direto para o céu e conseguia mais dinheiro para a igreja, e o comércio de relíquias era para o mesmo motivo, mas ganhando dinheiro em cima de objetos que muitas vezes eram preciosos e com muito valor para alguém.

Barbara Fonseca 7ºE

Anônimo disse...

"Vendiam relíquias e indulgências"

As indulências eram documentos assinados pelo Papa que "pagavam" alguns pecados e diminuiam o tempo no purgatório.Relíquias eram pedacinhos de ossos ou batinas de santos que eram vendidas aos fiéis.Eu acho que Lutero estava certo em descordar da venda das inugências e das relíquias porque não era garantido que essa "relíquias" sejam verdadeiras.
Mariana Oliva,7ºF

Anônimo disse...

"irregularidades..."

Nossa, Lutero fez 95 teses denunciando publicamente as irregularidades da igreja catolica. Mas tantascoisas deviam ser vistas por todos, por que apenas o Lutero contou-as para o povo? Ou a igreja intimidava seus seguidores?


-Eu-

Anônimo disse...

-Eu-= MiM

Anônimo disse...

Eu=Mim
Giorgio 7 E
Finalmente entrei no blog

Of Mice And Girl disse...

[b] as irregularidades da Igreja [/b] -

As irregularidades da Igreja eram de usá-las para conseguir mais dinheiro,lucro,se aproveitando dos fiéis.Por exemplo,muitos viviam no luxo,pela venda de artigos considerados relíquias importantes e indulgências,isto é,um documento que afirmava fazer com que as pessoas passassem menos tempo no purgatório depois de sua morte.
Lutero não pretendia ficar contra a Igreja,por isso,não permitiu que seu aprendiz ficasse contra apenas pelas suas reclamações que pregou na Igreja.Ele só queria dar sugestões para melhorar,ou seja, alertar as pessoas e,principalmente a Igreja de que ela precisa melhorar.Muitos foram seguidores de suas teses,mesmo com a ameaça de serem perseguidos.

Isabela O. Nacaguma
7°E

Anônimo disse...

Noossa, que saudades das suas aulas.
Sério, nunca deixe de ser esse professor que entende os alunos e que realmente os faz aprender.

Beijos, Ana Carolina Davoli