Olá meninas e meninos,
Começamos na semana passada a estudar o Império Bizantino e, como prometi, aqui vão algumas palavras e imagens para tratar deste conteúdo:
Constantinopla, centro político, religioso e econômico do Império Bizântino, é uma cidade cosmopolita. Nela, circulam mercadores e artesãos de diversas partes do mundo. Suas construções, como o palácio imperial, a catedral de Santa Sofia e o hipódromo (onde havia corridas de carros, caçadas simuladas, encenações dramáticas, torneios de cavaleiros) organizavam a vida da população da cidade, que no seu apogeu chegou a ter quase um milhão de habitantes.
Constantinopla é o oposto do que acontece na Europa ocidental cristã que, durante o feudalismo, vive o abandono das cidades, do comércio e da moeda.
As cidades vão ser importantes objetos de estudo no nosso curso de história. Espere um pouco... Ao avançarmos no tempo, veremos as cidades renascerem na Idade Média. Elas serão inovadoras, produzirão alguma igualdade e uma grande festa de trocas de todos os tipos. Assim como esta Constantinopla, que foi capital do Império Bizantino até 1453.
O historiador Jacques Le Goff, acredita que há mais semelhanças entre a cidade contemporânea e a cidade medieval do que entre a cidade medieval e a antiga.
Santa Sofia é a obra prima arquitetônica do imperador Justiniano. Veja abaixo, imagens e detalhes desta verdadeira obra de arte. Nos dias de hoje, Santa Sofia é um museu aberto a visitação; as orações islãmicas são feitas na Mesquita Azul construída a algumas centenas de metros dali.
E se você quiser ver mais imagens da Catedral de Santa Sofia, os links abaixo têm vídeos e fotos...
http://www.youtube.com/watch?v=6499FzOUXO4
http://www.youtube.com/watch?v=JrKZNBl8cTY&feature=related
http://natgeotv.com/pt/estruturas-antigas/galerias/basilica-santa-sofia-istambul
Clica e vai!
Abraço e boa semana!