sexta-feira, 9 de maio de 2014

Esquema de aula sobre Astecas e Incas

Para os alunos do 11º ano, seguem abaixo os esquemas de aula que trazem algumas informações básicas sobre os Astecas e os Incas:

Astecas
Localização no tempo e no espaço

- Os Mexicas ou Astecas submeteram os toltecas e os maias, a partir do século XIII. Restaram ainda áreas isoladas e a península de Yucatán.

- América Central (região central e sul do atual México)

Características:

- Em homenagem ao sacerdote Tenoch construíram sua capital Tenochtitlán.

- Formaram um grande Império baseado nos pesados impostos.

Sociedade

- O rei comandava o exército e a sociedade.

- Chefes guerreiros e sacerdotes compunham a nobreza.

- A maior parte da sociedade era formada de agricultores, pequenos comerciantes e artesãos, que trabalhavam na construção de obras públicas e prestavam serviços militares.

Realizações

- Construíram pirâmides, produziram peças em ouro e prata.

- Conheciam a matemática e a astronomia.

- Criaram um calendário com mais de três metros de diâmetro esculpido na pedra: a pedra do sol, enterrado pelos espanhóis e descoberto no século XVIII, na Cidade do México.

Religião

- Politeísta

- Papel central nas relações entre o Estado e a sociedade.

- A guerra era sagrada. Por meio dela se obtinham escravos para o sacrifício humano.

- Os mortos em sacrifício ou os que morriam em combate tinham sua entrada garantida no Império do Sol, espécie de paraíso asteca.

Incas

                                                                                              Mapa de cuzco
Localização no tempo e no espaço

- A partir do século XII os incas fundaram um grande império.

- Região do Peru, Equador, Bolívia, parte do Chile e da Colômbia.

Características

- A capital Cuzco, significa o umbigo (centro) do mundo.

- O Império Inca era dividido em províncias e cada uma delas tinha uma capital.

Sociedade

- O Inca era o filho do sol e este nome identificava o soberano que reinava sobre o povo quíchua no Peru.

- A sociedade era dividida em três grupos: o do soberano e seus descendentes; o da aristocracia, de onde saíam os altos sacerdotes, militares e políticos, além de uma nobreza inferior, de onde saíam chefes regionais; e a seguir a massa da população, composta por agricultores, artesãos e, por último, os escravos, obtidos na guerra.

- A população vivia em pequenas comunidades agropastoris, formadas por conjuntos de famílias, o Ayllu, que era chefiado pelo Curaca. Este então devia obrigações diretas ao Inca.

- O Inca interferia no cotidiano das pessoas: fixava a idade de casamento, a data dos cultos religiosos, épocas das viagens e mudanças de domicílio.

Arquitetura

- A pedra foi o elemento básico das construções dos incas.

- Sem conhecer a roda, deslocavam imensos blocos de pedra de até 100 toneladas.

- Cuzco, no Vale Sagrado, era o mais importante centro administrativo e cultural do Império.

- A cidade de Cuzco foi construída na forma de um puma com uma fortaleza colossal no lugar da cabeça e a confluência de dois rios formando a cauda do animal. (mapa acima)

- Havia mais de 4000 km de estradas estreitas para a passagem de homens e lhamas.


- Construíam muros de arrimo em locais perigosos para evitar desabamentos e obras de irrigação em direção aos vales desertos. Construíram pontes elevadiças em grandes precipícios e aterros em pântanos.

Abraço!..!

Esquema de aula sobre os Maias

Para os alunos do 11º ano, segue abaixo um esqueminha que ajuda a localizar informações sobre os Maias:


Localização no tempo e no espaço

- Período Clássico na América Central (400 a 900)
- Península de Yucatán (região sul do atual México)

Características

- Origem ligada aos diversos povos que habitaram  a região desde 7000 a.C.

- Agricultores: estabeleceram grandes cidades a partir do ano 1000 antes de Cristo. Produziam milho, feijão, cacau, mamão, abacate, algodão e tabaco, além de vários tubérculos.

- Astrônomos: construíram observatórios e a pirâmide de Chichén-itzá que possui 30 metros de altura e quatro faces. Em cada uma delas há 91 degraus. Somados, eles são 364, e o último degrau representa o último dia do ano, comum a todos os lados.

- Matemáticos: criaram um número equivalente ao zero. Seu sistema de numeração de base vinte era simbolizado por pontos e barras.

- Conquistas: em 200 a.C. submeteram povos como os olmecas, zapotecas, mixtecas e teotihuacanos. Tinham mais de 200 cidades na região hoje ocupada pelo México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.

Sociedade

- Nas cidades viviam a família real, os governantes e os servidores do Estado como os sacerdotes e cobradores de impostos.

- Na área rural viviam os agricultores e trabalhadores braçais que vinham para a cidade para celebrar rituais religiosos.

- Desenvolveram a cerâmica, a escultura, a arquitetura (construíram templos, palácios e pirâmides gigantescas).

- Um dos principais legados é o urbanismo. Cidades tinham a praça do mercado. As habitações para os plebeus eram bem espalhadas e formavam grandes bairros ao redor da parte central da cidade. 

- Os toltecas conquistaram a região por volta do século X e houve uma fusão das duas culturas.

- Os toltecas cultuavam o deus Quetzalcoatl, uma serpente emplumada que depois seria incorporada aos cultos maias.

Religião

- Eram politeístas e a cidade é o centro político-religioso.
- A tradição e o ensino eram de responsabilidade dos líderes religiosos, que construíram escolas comunais em todos os bairros das cidades.