segunda-feira, 1 de abril de 2013

Questões sobre o Egito.

Olá Alunos do 10º ano,

Teste seus conhecimentos tentando responder as questões de múltipla escolha.
Depois confira suas respostas no gabarito...


1 - (Vunesp-SP) Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram, acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque
a) se opunham ao politeísmo dominante na época.
b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.
c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.
d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.
e) os camponeses constituíam categoria social inferior.

2 - (Fuvest-SP) A escrita cuneiforme dos mesopotâmicos, utilizada principalmente em seus documentos religiosos e civis, era
a) semelhante em seu desenho à escrita dos egípcios.
b) composta exclusivamente de sinais lineares e traços verticais.
c) uma representação figurada evocando a coisa ou o ser.
d) baseada em grupamentos de letras formando sílabas.
e) uma tentativa de representar os fonemas por meio de sinais.

3 - (Osec-SP) Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como os seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda. Essa texto faz referência
a) à doutrina de Zoroastro e a seu livro Zend-Avesta.
b) à Lei de Talião e ao Código de Hamurábi.
c) ao Livro dos Mortos.
d) à Sátira das Profissões.
e) ao Hino ao Sol, de Amenófis IV.

4 - (EFCA-MG) A mais antiga coleção de normas penais econômicas e civis passou à História da Mesopotâmia com o nome de
a) Código de Hamurábi.
b) Alcorão.
c) Código de Drákon.
d) Lei das Doze Tábuas.
e) Código de Justiniano.

5 - (Fuvest-SP) Sobre o surgimento da agricultura - e seu uso intensivo pelo homem - pode-se afirmar que:
a) foi posterior; no tempo, ao aparecimento do Estado e da escrita.
b) ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América.
c) como tantas outras invenções, teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
d) ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
e) de todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.

6 - (Fuvest-SP) A partir do III milênio a.C., desenvolveram-se, nos vales dos grandes rios do Oriente Próximo, como o Nilo, o Tigre e o Eufrates, Estados teocráticos fortemente organizados e centralizados e com extensa burocracia. Uma explicação para o surgimento é
a) a revolta dos camponeses e a insurreição dos artesãos nas cidades, que só puderam ser contidas pela imposição de governos autoritários.
b) a necessidade de coordenar o trabalho de grandes contingentes humanos, para realizar obras de irrigação.
c) a influência das grandes civilizações do Extremo oriente, que chegou ao Oriente Próximo por meio das caravanas de seda.
d) a expansão das religiões monoteístas, que fundamentavam o caráter divino da realeza e o poder absoluto do monarca.
e) a introdução de instrumentos de ferro e a conseqüente revolução tecnológica, que transformou a agricultura dos vales e levou à centralização do poder.

7 - (Vunesp-SP) O Novo Império Egípcio (entre os séculos XVI e XII a.C.) foi marcado por uma transformação que deu novo rumo, temporário, à vida religiosa da população. O faraó Amenófis IV impôs o culto a um único Deus, Áton, simbolizado pelo disco visível do Sol. Tebas deixou de ser a capital e os bens dos templos de Amon foram confiscados. A reforma religiosa teve caráter político porque visava a
a) limitar o poder dos sacerdotes.
b) abalar a estrutura social vigente.
c) aumentar a autonomia dos nomos.
d) debilitar a influência dos escribas.
e) dividir o poder da casta militar.

8 - (Fuvest-SP) O modo de produção asiático pode ser caracterizado exceto por:
a) poder político centralizado, teocrático e sociedade estamental.
b) economia agropastoril, sujeitas às condições geoclimáticas, incluindo o chamado Crescente Fértil.
c) organização fortemente marcada pela religiosidade que, por vezes, contribuiu até mesmo para a centralização política.
d) domínio da religião monoteísta na constituição do Império Persa.
e) traços de originalidade fenícia, pela descentralização política das cidades-estados e economia voltada para o comércio marítimo.

9 - (UECE) Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.

Gabarito
1 - C / 2 - C / 3 - B / 4 - A / 5 - D / 6 - B / 7 - A / 8 - D / 9 - A.

No link abaixo, você pode fazer um pequeno teste interativo para ver como estão seus conhecimentos.

Clica e Vai:
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/egito_antigo_mesopotamia.html

Abraço!


Questões para olhar e ver!

Olá alunos do 12º ano,

Como havíamos combinado, aí vão cinco breves questões referentes à Primeira Guerra Mundial, que é um dos temas de avaliação do dia 10/04.

1- Descreva ao que se refere a expressão como a "Paz armada", no contexto que antecede a Primeira Guerra Mundial.
2- Entre os antecedentes da Primeira Grande Guerra qual podemos apontar como principal fator? Justifique.
3- A Primeira Guerra pode ser dividida de que forma? Caracterize cada uma das fases.
4- Quais interesses motivaram a participação dos E.U.A. no conflito?

5- Cite duas consequências da Primeira Grande Guerra.

Avaliação do 12º ano - abril de 2013.

Olá alunos do 12º ano,

Escrevo para localizar os conteúdos referentes à avaliação do dia 10 de abril.
Para estudar pelo livro didático as páginas são as seguintes:

- A Primeira Guerra Mundial. Pág. 458-466;
- A Revolução Russa de 1917. Pág. 467-474;

Lembro que é importante rever suas anotações de aula sobre os temas acima, assim como o resumo teórico sobre a Revolução Russa, especialmente as "Teses de Abril" e as críticas de Rosa Luxemburgo direcionadas aos líderes de Revolução de Outubro.

Boas leituras!

Avaliação do 11º ano - abril de 2013.

Olá alunos do 11º ano,

Escrevo para localizar os conteúdos referentes à avaliação do dia 9 de abril.
Para estudar pelo livro didático as páginas são as seguintes:

- As navegações portuguesas. Pág. 246-250;
- As navegações espanholas / Mercantilismo. Pág. 250-252;
- A colônia portuguesa na América. Pág. 257-267;

Lembro que é importante rever suas anotações de aula sobre a formação de Portugal e Espanha e o resumo teórico que você recebeu impresso sobre as "Grandes Navegações e o descobrimento do Brasil".

Boa leitura!

Avaliação do 10º ano - abril de 2013.

Olá Alunos do 10º ano,

Escrevo para localizar os conteúdos referentes à avaliação do dia 10 de abril.
Para estudar pelo livro didático as páginas são as seguintes:

- Discutindo a história. Pág. 25-28;
- África: nosso lugar de origem. Pág. 30-38;
- Civilizações antigas. Pág. 55-61;
- Civilização Mesopotâmica. Pág. 66-69;
- Civilização Egípcia. Pág. 72-77;

Lembro que é importante rever suas anotações de aula e o resumo teórico sobre o Egito.

Boa leitura!