segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Renascimento e as cidades

Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes, em Ouro Preto - MG.

O Renascimento foi um movimeno cultural, social e econômico que contou com a participação ativa da burguesia e dos monarcas para a reativação das cidades como importantes centros de trocas. Olhar para as cidades, portanto, é de extrema importância para compreender o Renascimento.
Nestas férias de julho aproveitei para fazer uma viagem que há muito já deveria ter feito: fui conferir as cidades de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais. Lá pude entender um pouco mais a influência da cultura barroca no pensamento e na sociedade que se produziu no Brasil Colônia, durante o século XVIII.
Resolvi falar disso com vocês neste momento em que estamos retomando nosso curso de história e nos preparando para conhecer um pouco das cidades que serão foco do nosso olhar, no próximo dia 10 de agosto, durante o estudo do meio.
Para a experiência movimentar nosso pensamento é importante que façamos uma imersão neste ambiente buscando, principalmente, o que nos causa estranhamento, o que não  nos é familiar, a novidade e a diferença que podem se apresentar para nós!
É importante falar com as pessoas do lugar, ouvir os relatos dos guias locais e fazer perguntas, muitas perguntas... Mas lembremos de não nos colocar no lugar de quem está no centro, deixando sempre a periferia para o que não é espelho. Lembremos de procurar nos colocar no lugar do outro para entender seu ponto de vista. Vamos combater o etnocentrismo que pode exisir em nosso modo de pensar e agir. Só assim viveremos realmente a experiência de um bom encontro!

Abraço e bom retorno às aulas!